Autor

Felizardo Lopes

 

Data

24 de Abril de 2011

 

Secção

Policiário [1031]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2011

Prova nº 3 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

APRENDIZ DE CRIMINOSO

Felizardo Lopes

 

Uma mensagem criptográfica decifra-se a partir da identificação do método e da chave utilizados. Neste caso a missão não se apresentava difícil porquanto na “história” onde ela se encontra inserida (que se recomendava que fosse lida com atenção e interpretada para encontrar as directrizes, lembram-se?), aqueles elementos estão muito acessíveis através da palavra transposição (identificadora do método, um dos mais conhecidos da criptografia) e do conjunto numérico 1432 (a chave, também de execução simples).

Mais: lá está ainda uma referência a ABC do crime, uma clara pista a apontar o ABC Policial, de A. Varatojo (nº 3), onde o método de transposição é apresentado e exemplificado.

Posto isto:

a) A mensagem a descodificar possui 32 caracteres, a saber:

NATOSTOSANIOTIREOEVRLTOHEVELIROS

b) O método utilizado é o da transposição;

c) A chave é composta por quatro algarismos: 1432.

Decifrando, comecemos por decompor os 32 caracteres em 8 grupos de 4 cada (pois tantos são os dígitos da chave) efectuando a transposição vertical dos caracteres, de acordo com o que a chave (1432) determina:

1432

NATO

STOS

ANIO

TIRE

OEVR

LTOH

EVEL

IROS

Ora, aplicando a chave 1432, em que cada algarismo indica a posição da respectiva letra na palavra, a primeira linha apura N (1), O (2), T (3) e A (4). A segunda linha dá S (1), S (2), O (3) e T (4) e assim por diante.

No final obtemos:

NOTASSOTAOINTERIORVELHOTELEVISOR.

Separando as palavras de modo a tornar a frase inteligível:

NOTAS SÓTÃO INTERIOR VELHO TELEVISOR.

© DANIEL FALCÃO