Ferman

Jornal de Almada

O PROBLEMA DAS REVELAÇÕES

Ferman

Os problemas policiários estão (felizmente) cada vez mais a atrair novos concorrentes, espalhados por todo o país, alguns deles autênticas revelações. Fui por esse motivo que os responsáveis pelas cinco secções existentes se reuniram em cimeira extraordinária, a fim de elegerem a REVELAÇÃO 85. Contudo, a tarefa não era fácil já que os argumentos utilizados por cada seccionista, para fazer valer o seu pretendente, foram tão fortes e categóricos face às provas apresentadas, das soluções recebidas, que os cinco candidatos acabaram ex-aequo por justificarem o título.

Aproveitando argutamente a situação, os coordenadores decidiram elaborar um problema policiário do tipo eliminatórias com os dados semi-biográficos dos soluccionistas, problema esse a ser incluído na primeira prova que se efectuasse, daí a apresentação neste torneio da secção «Detective».

Assim, temos:

1 – Manel, Chico e Óscar são três dos nomes próprios das revelações;

2 – Rita e Ana compõem o ramalhete, sendo o elemento intermédio natural de Vale Tudo de Baixo;

3 – O candidato pela secção «Badaladas» não é de Alhos Porros, nem o seu pseudónimo é Sebrolho;

4 – Manel não pertence ao grupo A Sim nem ao Clube Núcleo da Tertúlia;

5 – Aquele que assina sob o pseudónimo de «M.O.R.A.C.» não concorreu à secção «Código Secreto», nem é a Ana;

6 – «Mistério… Policiário» foi a secção que propôs a candidatura de «Pufa»;

7 – O concorrente de Alhos Porros pertence ao grupo A Sul do Norte;

8 – O elemento d'Os Cerebelos foi proposto pela secção «Sábado Policiário», mas não é natural de Vila Nova da Velha;

9 – A secção que promove esta Supertaça apresentou a candidatura do novo policiarista «Nhocanhoca»;

10 – O «Pirolito» é natural de Aldeia da Gente;

11 – A revelação 85 que pertence ao núcleo Salta Pocinhas vive em Rio de Mar, embora não fosse candidato pela secção «Detective»;

12 – As duas raparigas são de Rio de Mar e Aldeia da Gente, respectivamente;

13 – «M.O.R.A.C.» apenas concorre ao «Sábado Policiário»;

14 – O «Pufa» não é do A Sim, porque faz parte do Clube Núcleo da Tertúlia;

15 – Não sendo o «Nhocanhoca», Chico pertence ao C. N. T., concorrendo sempre que pode – e com muito mérito – à secção publicada na revista «Mundo de Aventuras», p «M… P.»;

16 – O pseudónimo «Sebrolho» é sinónimo de boas soluções na secção «Código Secreto», para alegria da Rita;

17 – Manel nasceu e sempre tem vivido em Alhos Porros, onde já conheceu as suas proezas, divulgadas tão justamente na secção que se edita em Almada;

18 – … Eh, lá!!! Já chega!...

Os leitores têm agora todas as pistas (e mais algumas…) para encaixarem os nomes, pseudónimos, localidades, tertúlias e secções condizentes com cada uma das Revelações 85 na problemística policiária. Mão à obra!