Autor

Flo

 

Data

16 de Janeiro de 1994

 

Secção

Policiário [133]

 

Competição

Torneio Rápidas Policiárias 1994

Prova nº 2

 

Publicação

Público

 

 

FLO E A IMAGINAÇÃO DA SUA AMIGA IVA

Flo

 

O jantar já ia a meio quando a Iva teve aquela saída…

– Oh, Flo! Gostaria de atribuir um prémio no dia 23 de Janeiro, na festa do Público/Policiário organizada pelo teu clube, tertúlia ou lá o que é… O que melhor se aproximasse da solução de um problema a imaginar, receberia esse prémio!...

Fiquei um pouco embaraçado mas, no entanto, fui-lhe dizendo:

– Porque não…? Escreve essa história, põe-lhe os ingredientes certos e depois premiaremos quem conseguir decifrá-lo com mais “classe”. Tens o meu apoio!...

Olhei para o primo da Iva, de férias em nossa casa, e atirei-lhe o desafio de participar também na brincadeira. Declinou o convite…

E, então, bem gizada, a história ficou assim:

O nosso objecto de arte tinha desaparecido da estante da sala-de-jantar. O autor desse furto deixou bem marcadas no chão pegadas de sapato de homem, salpicadas de lama. Estávamos em pleno Inverno. Aquela chuva de “molha tolos” caía há dias… Seguimos as pegadas extremamente curtas até à porta que dá para o quintal. Tínhamos percorrido cerca de 50 metros no seu interior, quando deparámos com uma pequena arrecadação de lenha. Entrámos e verificámos que o objecto – o prémio a atribuir – se encontrava pousado num molho de aparas de madeira. O estranho de tudo traduzia-se no facto de que não havia qualquer outra saída da arrecadação e as pegadas terminavam aí…! É que não havia sinal delas terem regressado ao interior da casa ou em outra direcção!!! Pura e simplesmente acabavam ali…

As nossas conjecturas sucediam-se vertiginosamente. Sem certezas nenhumas, diga-se. Em nada alicerçadas… Seria que o autor regressara de costas, acertando milimetricamente nas pegadas deixadas para lá?... Não… Observámos bem à nossa volta e identificámos o que nos era familiar, naturalmente, quotidiano, pois nós moravamos ali. As duas árvores existentes estavam bem afastadas do local; a arrecadação não tinha qualquer tipo de alçapão e nem sequer um pequeno esconderijo para esconder um simples gato… Como teria sido a “retirada” do indivíduo?

Cá fica o desafio da Iva (e meu, porque não?). Os confrades e amigos que desejarem responder habilitam-se a ganhar aquele valioso prémio. Devem utilizar a imaginação para resolver o desafio tal como nós o fizemos.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO