Autor

Francisco Gil

 

Data

25 de Abril de 1993

 

Secção

Policiário [95]

 

Competição

Supertorneio Policiário 1993

Prova nº 4

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

UMA MORTE BANAL

Francisco Gil

 

1 – Morreu um caracol, tipo Helix – molusco gastrópode, pulmonado, da família dos helicídeos (“Dicionário da Língua Portuguesa”, Porto Editora, 6ª edição, páginas 299 e 864).

Deixou rasto, que brilhava ao sol, como o dos caracóis, e na Primavera, época dos caracóis.

2 – Na parte da tarde, porque o edifício era uma igreja medieval (as igrejas têm a fachada virada a ocidente) e, como tal, só de tarde é que o rasto do caracol poderia brilhar ao sol.

A conclusão de que se tratava de um edifício medieval e não de outra construção parte da análise da frase que indica o estilo bárbaro da fachada que fora caracterizado pelos antigos do “quattrocento” (italianos do século XV). Segundo a História Mundial da Arte da Livraria Bertrand, volume 2, página 194, “os italianos dos séculos XV e XVI consideraram a Idade Média como uma época bárbara, cuja principal criação era um estilo caracterizado pelo arco em ogiva. Como os godos eram os bárbaros mais conhecidos, o estilo foi chamado gótico, isto é, bárbaro por excelência”.

A existência de uma nave principal e cabeceira (termos do texto) no edifício gótico é característica das igrejas medievais de planta em cruz latina, três naves (a principal e as colaterais), transepto na perpendicular e cabeceira. A questão da orientação das igrejas cristãs, de nascente para poem-te, é clara – basta tomar em atenção a igreja da nossa terra.

“As primeiras igrejas cristãs não estavam orientadas: em alguns casos, o altar estava voltado para ocidente e o sacerdote ficava por trás, virado a oriente, estando a assistência, portanto, voltada a oeste. No século V este hábito modificou-se, de modo a o sacerdote e a assistência ficarem voltados a nascente; deste então, o sacerdote ficou de costas para os fiéis durante a maior parte da missa. Tantas vezes o altar foi colocado a nascente e a entrada a poente que estes pontos cardeais foram utilizados durante toda a Idade Média para designar essas partes da igreja.” (“História Mundial da Arte”, Livraria Bertrand, volume 2, página 88.)

© DANIEL FALCÃO