Autor

General Inverno

 

Data

18 de Março de 2012

 

Secção

Policiário [1076]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2012

Prova nº 1 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

A AGRESSÃO DA CÉU

General Inverno

 

A resposta certa é C – Teodorico.

A situação passa-se no mês das trovoadas, portanto em Maio e às seis horas da tarde. Nesse mês, os dias prolongam-se e mesmo às oito horas da tarde ainda há luz mais do que suficiente para ver e ser visto.

O Teodorico confirmou que não pôde ver quem estava a falar com a Céu porque à noite era difícil identificar, o que é falso; e também não havia zona de escuridão porque, pela disposição da casa, a porta da rua estava virada a poente.

Só podia ter sido o Teodorico.

 

COMENTÁRIO:

Este problema acabou por ser vítima de um erro de que nos penitenciamos como únicos responsáveis: por motivos que não conseguimos explicar, ficou de fora um parágrafo com o depoimento do Teodorico, que validava todas as afirmações que os restantes produziam e, assim, se denunciava.

Da forma como o problema foi publicado, qualquer dos restantes poderia estar a contar pormenores que não aconteceram e assim responsabilizarem um ausente que não podia apresentar a sua versão.

A omissão do parágrafo em que Teodorico entrava no café e confirmava os factos, acabou por prejudicar de forma irremediável a produção.

© DANIEL FALCÃO