Autor

H. Sapiens

 

Data

23 de Maio de 1993

 

Secção

Policiário [99]

 

Competição

Supertorneio Policiário 1993

Prova nº 6

 

Publicação

Público

 

 

O MISTÉRIO DA CASA DE BANHO

H. Sapiens

 

Neste ano de 1991, a actividade crescente das quadrilhas de sequestradores tem constituído uma ameaça para a tranquilidade dos possuidores, de fortunas avultadas. Discretamente, os resgates vão sendo pagos e os criminosos ganham confiança e tornam-se cada vez mais audaciosos.

Ontem, quando houve notícia de que o empresário Casimiro Xavier havia sido levado de sua própria casa, por três homens armados, a Investigação Especial entrou em acção de imediato. Meia hora depois do evento, já o chefe André, acompanhado de um auxiliar, estava no teatro das operações, para recolher os primeiros indícios. Na sua cabeça, sucediam-se com insistência os nomes das quadrilhas mais operativas nesta modalidade criminal.

Qualquer delas dispunha de capacidade de planeamento e de meios logísticos para desferir um golpe como aquele. Havia o bando do Malaquias Vinte e Um, gente manhosa e sagaz, com uma boa rede de informadores infiltrada nas esferas do dinheiro, que raramente maltratava os reféns à sua guarda e que conduzia as subsequentes transacções com assinalável ética profissional.

No mesmo plano de eficácia, mas com métodos mais primários e lamentável falta de escrúpulos, actuavam os homens do Cassiano Meia Leca, muito mal vistos pela comunicação social por não enjeitarem o rapto de crianças e adolescentes.

Seguindo motivações diferentes, mas explorando o mesmo ramo com relativo sucesso, movimentava-se uma seita escatológica, os Anunciadores do Tempo do Fogo, que, explicavam, faziam reverter o produto dos resgates para uma fundação encarregada de levar a cabo a construção de um vasto abrigo subterrâneo, onde se hão-de acoitar os eleitos, quando as labaredas descerem do céu.

Com estes pensamentos e também com muita amargura, chegou o Chefe André. É que o raptado era seu amigo desde infância longínqua, tempo em que ambos eram considerados crianças sobredotadas e cultivavam uma saudável emulação no desatar de intrincados problemas de álgebra liceal.

A velha criada Laura assistira a tudo do alto da galeria que, a nível do primeiro andar, circundava o grande salão de entrada. Calada e imóvel, semioculta por um frondoso vaso com plantas, passara despercebida aos raptores. Contou que a um toque de campainha o próprio Casimiro abrira a porta e fizera entrar os visitantes, com modos afáveis e correctos apertos de mão.

Mas logo o ambiente se turvara. Após poucas palavras em voz baixa, os recém-chegados sacaram das pistolas e acossaram o Casimiro contra o fogão de sala. Não houve resistência, que teria sido fútil: a cena passou-se com moderação. Logo a seguir, quando todos se encaminhavam para a porta da rua, o Casimiro pediu para ir à casa de banho. A solicitação foi atendida, mas anta fizeram-no despir o casaca que ficou em poder dos raptores.

– Mas porquê, Chefe. Tiraram-lhe o casaco, porquê? – perguntou o auxiliar, interrompendo o relato da serviçal.

– Bem vê, Etelvino. Nos bolsos do casaco, os cidadãos transportam normalmente uma grande variedade de objectos, tais como canetas, lapiseiras, agendas e carteiras, com os quais se poderia deixar discretamente um recado escrito, uma informação, uma pista. Quiseram privá-lo dessa possibilidade. Mas eu estou a ver o cintilante raciocínio de Casimiro. Tenho a certeza que arranjou maneira de nos deixar algo. Saibamos procurar.

O Casimiro demorou-se pouco tempo, coisa de dois minutos. Logo após, um dos bandoleiros entrou no recinto durante uns instantes e acabou por sair abanando negativamente a cabeça. Foi então que os quatro abandonaram a casa e entraram no automóvel.

O Chefe André sobressaltou-se:

– A senhora viu-os entrar no automóvel? Onde estava o automóvel?

A velha criada Laura explicou:

– Parado aí em frente, mesmo junto da janela. Era um carro grande e azul. Como o senhor vê, este lado do salão é todo em vidro. Agora os reposteiros estão corridos, mas na altura estavam abertos e o carro via-se todo.

– Por favor, pense bem antes de responder. A matrícula estava visível? A senhora reparou na chapa da matrícula do automóvel.

A velha criada Laura coçou o queixo devagar:

– A matrícula? Via-se muito bem, o carro estava estacionado de frente para o salão. Eu vi-a, mas, até me envergonho, esqueci-me, fugiu-me da ideia… Só sei que começava por L como eu e… espere… acho que também tinha um 3. Tenha paciência, eu estava a tremer e nunca fui boa em contas…

– Um 3… Mas, o seu patrão, acha que ele também a viu?

– Pois claro que sim. Estava bem mais perto do que eu. Terminada esta primeira conversa com a única testemunha do caso, o Chefe André acolitado pelo seu auxiliar entrou na espaçosa casa de banho.

Soberbos mosaicos, boas louças, tapetes, toalhas, um espelho enorme, um armário: o cenário esperado.

Seguiram-se dez minutos de pesquisa em que o Chefe farejou os recantos e recipientes, sendo os mais aromáticos seis ou sete frascos de cremes, champôs e loções de consumo restrito aos bem instalados deste mundo.

À saída, trazia na mão dois objectos achados no armário: um relógio de pulso e um copo de vidro escuro.

– Como eu esperava, Etelvino, o nosso homem não perdeu a lucidez e arranjou jeito de nos passar umas informações. Deve ter identificado a quadrilha e anotado a matrícula do automóvel em que iria ser transportado. Nada mais podia saber no momento. Pressinto que o mistério está aqui nestas coisas que não se coadunam com uma casa de banho bem ordenada. Um relógio de pulso de caixa de ouro e um copo que nos surpreende pelo seu conteúdo. Dizendo isto, o Chefe André virou o copo sobre uma mesa e dele saíram: a metade esquerda de uma nota de mil escudos, uma moeda de cinquenta escudos e uma carteira de fósforos.

– Que lhe parece, Etelvino?

– O relógio está atrasado. São agora 4 da tarde e o relógio marca 8 horas.

O Chefe André franziu a testa com ar de desgosto:

– Atrasado? E por que não adiantado? Na verdade, ele está apenas parado.

– É isso, parado nas 8 horas. Coisa estranha…

– 8 horas, uma figa! Enxergue bem: 8 horas e um minuto.

– Diferença mínima, Chefe.

O chefe André ficou pensativo e murmurou:

– Um minuto é muito tempo. Podem acontecer tantas coisas… Pode significar tanto… Bom. E quanto ao resto?

O auxiliar concentrou-se:

– Dinheiro e fósforos. Coisas que ele tinha nos bolsos das calças.

Exacto. Analisemos bem: metade de uma nota de 1000$00 sem quaisquer marcas, cortes ou dobragens. Uma moeda de 50$00 cunhada em 1986. E temos uma carteira de fósforos nova. Repare que as superfícies de atrito não têm marcas de utilização.

– Ora esta, Chefe… Nunca foi utilizada, concordo. Mas faltam muitos fósforos. Que é feito deles? Ora veja, está por metade…

– Nem mais. Curioso, não é?... Faltam exactamente 20 fósforos. Verifique: faltam 6 na primeira fila, 5 na segunda, 7 na terceira e só 2 na quarta.

– Se isso tem algum significado, vai-nos dar cabo da cabeça, Chefe. Meia nota, meia carteira de fósforos, a moeda por acaso inteira… Tudo isto dentro de um copo de vidro azul!

Durante uns instantes ficaram calados, escutando as engrenagens cerebrais.

De repente, o Chefe André fez estalar os dedos e descontraiu-se num sorriso manhoso:

– Não foi desta que me enrolou… Teve dois minutos para armar o enredo que eu descobri em menos de um. De qualquer modo, parabéns para o “Cento e Dez”!

Virou-se para o auxiliar perplexo:

– Vamos embora, rápido. Há que pôr o pessoal em campo. Temos elementos seguros.

O auxiliar, aturdido:

– O Chefe disse 110? Mais mistério?

– Nada disso. Era a alcunha dele no liceu. Como se chamava Casimiro Xavier, traduzimos as iniciais em numeração romana e ficou o “Cento e Dez”. Ele achava pouco, em termos de QI.

Dirigiram-se para a porta, com um aceno de despedida para a velha criada Lauta.

Etelvino ainda perguntou:

– E o Chefe, como era a sua alcunha?

– Eu era o “Cabecinha de Melão”, nunca percebi bem porquê.

 

O que se quer saber agora é:

– Qual a organização responsável pelo sequestro.

– Qual a matrícula do carro dos raptores?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO