Inspector Boavida

Prova nº 4 (Parte II)

A CRIATURA VISITA O CRIADOR

Inspector Boavida

Resposta: alínea a) pedir uma audiência ao Presidente da Câmara, Rui Rio.

Numa primeira e menos atenta leitura do problema poder-se-ia pensar que a ação decorre no dia 10 de dezembro de 2015, duas semanas após a tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa, viabilizado a contragosto por Cavaco Silva, por já não poder dissolver a Assembleia da República. E aí a resposta certa seria a alínea b): visitar o Museu do Futebol Clube do Porto. Mas… a responsabilidade pela Pasta da Cultura era de uma mulher (leia-se ministra)! E o responsável pela Pasta da Cultura do Governo de António Costa é… um ministro.

Até hoje apenas três mulheres lideraram o Ministério da Cultura em Portugal, mas somente uma integrou um Governo empossado a contragosto pelo Presidente da República: Maria João Bustorff. Logo, a ação decorre duas semanas após a tomada de posse do XVI Governo, chefiado por Pedro Santana Lopes. Jorge Sampaio, que preferia optar pela dissolução do Parlamento, decidiu ceder a Durão Barroso, quando este colocou como condição para aceitar ser Presidente da Comissão Europeia, que aquele seu companheiro de partido fosse indigitado Primeiro-Ministro. Portanto, a ação decorre a 31 de julho de 2004. E nessa altura quem dirigia os destinos do Porto era… Rui Rio.

Pedir uma audiência a Rui Rio, enquanto Presidente da Câmara Municipal do Porto, no dia 31 de julho de 2004 era, assim, o único dos desejos do subchefe Pinguinhas passível de ser concretizado. Assistir a um concerto de Pedro Burmester no Porto nessa data era impossível de concretizar, uma vez que aquele pianista decidira, em 2003, em protesto contra a política cultural municipal, não tocar mais naquela cidade enquanto Rui Rio fosse Presidente da Autarquia, o que gerou uma polémica de grande projeção mediática. Por outro lado, o desejo de visitar o Museu do Futebol Clube do Porto era também impossível de concretizar, simplesmente porque nessa época esse equipamento não passava ainda de um sonho anunciado, tendo sido inaugurado apenas em 28 de setembro de 2013 por altura das comemorações do 120.º aniversário da fundação do clube. O mesmo se passa com a desejada ceia no restaurante DOP, que só abriu as suas portas em 2010, apesar de projetado pelo chef Rui Paula desde 2004.

Outro facto que remete a ação do problema para meados da primeira década deste milénio é a circunstância do subchefe Pinguinhas ter surgido no mundo policiário apenas em 2006 (como se pode constatar no site do confrade Daniel Falcão, Clube dos Detetives, no link “Todos os Enigmas”) e a sua viagem ao Porto ter como um dos principais propósitos fazer com que o seu criador o inscreva finalmente nestas lides…