Autor

Inspector Boavida

 

Data

16 de Junho de 2016

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [2]

 

Publicação

Novo Audiência

 

 

Solução de:

A CONFRARIA DOS GÉMEOS

Inspector Boavida

 

Fagundes estava intrigado porque julgava ter visto os três gémeos Costa Pereira nas instalações da Confraria. Mas estava enganado. Ele só viu dois deles: Jacinto (o da cicatriz no sobrolho), que subiu ao palco para anunciar o vencedor do prémio daquele ano; e José (o gago), que começou por se disfarçar do irmão Jorge, assumindo depois a sua identidade quando foi chamado ao palco como… ‘O Gémeo do Ano’. Jorge não esteve na Confraria dos Gémeos no dia da atribuição do prémio “O Gémeo do Ano”.

Ele estava muito distante. A 400 quilómetros dali! O detetive Fagundes viu chegar um dos gémeos Costa Pereira coxeando. Mas não era Jorge. A perna que havia fi cado seriamente ferida num acidente de caça muito recente era a direita. Logo, ele teria de andar com a bengala (a que sempre esteve agarrado) na mão direita para aliviar a ferida do peso do corpo. E esta andou a cumprimentar os confrades! Há quem defenda, porém, que as pessoas com lesões numa perna devem segurar a bengala na mão contrária – ou seja, se a perna lesionada for a direita devem segurar a bengala com a mão esquerda. Opinião que não colhe quando a lesão é muito séria e recente, como é o caso da ferida do gémeo coxo – resultante de um acidente de caça que causou grandes estragos!

Recorde-se, por outro lado, que a testemunha que garantia ter visto o gémeo coxo, meia hora antes, a cometer o crime era absolutamente credível. Deste modo, o gémeo Costa Pereira que coxeava, ou melhor, que se fazia de coxo na Confraria dos Gémeos não era Jorge. Mas também não podia ser Jacinto, porque o traço distintivo deste era físico e bastante notório. Portanto, o gémeo disfarçado era José. O traço que o distingue dos irmãos não é visível à vista. Ele é gago. E quando entrou no salão de festas não falou. Limitou-se a estender a mão direita a alguns dos presentes e encaminhou-se para a sala de reuniões, onde era suposto estarem os diretores da Confraria. Ou seja, os irmãos Costa Pereira!

© DANIEL FALCÃO