Autor

Inspector Fidalgo

 

Data

2 de Outubro de 2024

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

Torneio Cultores do Policiário

Problema Policiário nº 9

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

Solução de:

O INSPECTOR FIDALGO APOSENTADO

Inspector Fidalgo

 

O Inspector Fidalgo chegou à conclusão que o Zé Matulão inventou tudo, certamente para ganhar algum com os seguros.

Em primeiro lugar, esta cena passa-se no mês de Junho, altura em que feriados religiosos, nacionais e municipal de Lisboa ocorrem e o Fidalgo continua a seguir o mesmo padrão de quando estava no activo e tinha miúdos/adolescentes. Só que agora vai para mais longe, para outros horizontes.

As condições descritas pelo Zé Matulão e verificadas pelo Fidalgo, são incompatíveis com o mês de Junho! Folhas caídas, ramos despidos, frio... se tudo se passasse aqui, em Portugal, claro!

Mas bate tudo certo se o Fidalgo estiver em férias no hemisfério sul, por exemplo no Brasil, em que o frio, a queda da folha, o despir das árvores ocorre a partir de Março/Abril, estando tudo no chão em Junho. Como o Fidalgo conheceu o Venâncio num intercâmbio e deu-lhe formação, poderia muito bem ser entre países falantes de português.

O erro do Zé Matulão está na sua hipotética aplicação dos exemplos práticos dos escuteiros no Norte de Portugal, que teriam de ser a procura da Estrela Polar para encontrar o Norte e assim ter um rumo para seguir. Só que no Hemisfério Sul não há maneira de encontrar a Estrela Polar e bem podia ele andar à procura das Ursas (Maior e Menor). Apenas poderia procurar o Cruzeiro do Sul e rumar a Sul, mas isso não podia ele ter praticado com os escuteiros em Portugal, porque no Hemisfério Norte não é visível!

© DANIEL FALCÃO