Autor

Inspector Jagodes

 

Data

20 de Fevereiro de 2016

 

Secção

Policiário [1285]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2016

Prova nº 1 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

O ASSALTO

Inspector Jagodes

 

O Toneca não pode ter cometido o assalto. A descrição que é feita diz que está a chover torrencialmente, daquela chuva de trovoada, que o João apanhou estoicamente a caminho de casa. Quando o suposto Toneca sai do prédio e vira na sua direcção, para depois rectificar e subir a rua, a chuva ainda cai com intensidade, o mesmo acontecendo enquanto sobe a rua. Portanto, certamente que molhou bastante a roupa que vestia.

Quando o João vai ao salão de jogos, fica a saber pelo Pixote que ele foi ao quarto porque estava mal disposto, mas regressou ao jogo. Portanto, teria de ser nesse espaço de tempo que realizaria o assalto, para regressar ao jogo. Mesmo partindo do princípio que ele saía directamente para a casa onde ocorreu o assalto, fazia o assalto, molhava a roupa no trajecto, subia ao quarto, mudava de roupa e regressava ao jogo, ficava sempre a questão do destino dado à roupa molhada que ele mudara, os sapatos, etc.

A polícia verificou a roupa que ele envergava, que estava impecável, como é referido, o que quer dizer que não estava molhada e foi ao quarto onde nada encontrou de significativo, portanto não havia roupa molhada nem o produto do roubo.

Também não seria lógico que a Catarina não identificasse o Toneca quando foi agredida, mas aí podia haver um acto de intimidação ou um falso testemunho da parte dela, por amor ou outra coisa qualquer.

Finalmente, se o assaltante fosse o Toneca, após o assalto não teria virado para o lado de onde vem o João, para depois inverter o rumo, mas viraria logo para o lado onde estava o seu jogo e o seu quarto e para onde quereria ir.

A reacção do Toneca ao rumar imediatamente à casa da Catarina não pode ser tomada como surpreendente porque estando tão perto e sendo-lhe dito pelo João que a Catarina foi assaltada, era normal que tomasse logo essa direcção.

A única conclusão a retirar é a de que não foi o Toneca quem praticou o assalto.

© DANIEL FALCÃO