Autor

Inspector Moisés

 

Data

Maio de 2004

 

Publicação (em Secção)

O Lidador… das Cinzentas [4]

 

 

ONDE ESTÁ O GATO?

Inspector Moisés

 

O polícia, meio sonolento, no seu giro habitual, esfregou ambas os olhos com as mãos frias, quase geladas, e depois deitou a correr como um louco…

Não! Não se tratava de uma visão! Era de facto um homem que saltava o gradeamento do pequeno muro da vivenda, quase ao fundo da rua, e se punha em fuga, em direcção à próxima transversal! Mais ágil, mais forte, não foi difícil ao nosso homem, umas centenas de metros abaixo, alcançar o fugitivo, que, em vão, se debateu ainda, de início, tentando escapulir-se…

 

A campainha fez-se ouvir e o afilhado dos donos da casa pouco demorou a abrir a porta. Estava só. Os padrinhos haviam saído para a província. Os criados, dispensados, enquanto eles não regressassem.

Chegara momentos antes e ainda pudera ouvir o ruído da fuga desordenada do ladrão, pelas traseiras do edifício… Se tivesse vindo um pouco mais cedo, talvez o apanhasse em flagrante! Estava já para telefonar para a Polícia!

A casa fora revolvida quase totalmente; havia muitas preciosidades partidas em consequência da busca precipitada de valores facilmente convertíveis…

Entraram todos no escritório, onde era visível a mesma desarrumação. Dirigiu-se ao cofre a abriu-o. Estava vazio! Estupefacto, assobiou prolongadamente… Vinte contos em dinheiro! O que o padrinho iria dizer!...

 

O homem negou! Negou sempre, toda a noite, e terminantemente! Entrara em casa, sim, mas apenas para comer… Não tocara em dinheiro!...

Fizeram-se buscas. Em todos os cantos, por toda a casa, de alto a baixo, no jardim, até no caminho que havia levado com o polícia, para a esquadra! Inclusive, na própria prisão, onde sempre esteve sozinho!

Nada! Os vinte contos não apareceram!

 

1) Onde julga que se poderão encontrar?

2) Porquê?

3) Como pensa que se tenha passado tudo aquilo?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO