Autor

Inspetor Boavida

 

Data

16 de Julho de 2016

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [4]

 

Publicação

Novo Audiência

 

 

Solução de:

QUEM “OKUPOU” O PALCO?

Inspector Boavida

 

Estamos perante um sonho, ou melhor, “um verdadeiro pesadelo”. Só isso explica que o empresário receba cartas de quatro géneros teatrais – de que apenas conhecemos as suas simbólicas máscaras –, que aparentemente ignora ao programar o seu teatro.

Os decifradores deste enigma que sejam mais pragmáticos e não aceitem a dimensão irreal dos sonhos poderão considerar que algum (ou vários) dos técnicos poderá estar envolvido na ocupação do palco.

Mas o que se pretende é que se diga quem ocupa o palco. E isso, face aos elementos fornecidos pelo autor, só pode ter sido feito por um dos géneros teatrais que ameaçam revoltar-se. E, de entre eles, não há dúvida que só poderá ter sido a Tragédia.

Quando se diz que está no palco “um grupo de gente estranha, vestida de trajes de tempos muito remotos (da Grécia Antiga), formando uma personagem única que tem por missão contar parte de um enredo”, não temos dúvidas de que se está a caracterizar o Coro (personagem que tem essencialmente como função comentar os acontecimentos trágicos).

E quando se diz que dois tipos se mataram mutuamente numa batalha e que apenas um deles foi sepultado, o que leva à revolta da irmã de ambos, que confronta o seu tio e se entrega depois à morte, estamos face a uma síntese da narrativa de uma célebre tragédia de Sófocles: “Antígona”.

© DANIEL FALCÃO