Autor

Inspetor Boavida

 

Data

5 de Maio de 2020

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [89]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2019

Prova nº 10

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

Solução de:

SMALUCO E A MATANÇA NUMA TERRA EM FESTA

Inspetor Boavida

 

“Espertinha” só sabia o mês em que a matança teria lugar e “Sabichona” apenas conhecia o dia. Ora como nenhum mês das datas enunciadas tem apenas um dia e vários meses têm dias repetidos entre si, é natural que “Espertinha” afirme que não sabia em que dia ia ter lugar a planeada matança. Porém, ao dizer que tinha a certeza absoluta de que “Sabichona” também não sabia a data do crime (por conhecer apenas o dia daquela ocorrência), ficamos a saber que a matança não pode estar marcada para nenhum mês com dias distintos dos demais, como junho e julho, que têm dias (9 e 8, respetivamente) que não se repetem em qualquer dos restantes meses das datas possíveis, o que abriria a possibilidade de “Sabichona” descobrir o mês correto conhecendo apenas o dia.

Com esta afirmação de “Espertinha”, “Sabichona” ficou a saber que o crime só podia ser cometido em agosto ou setembro. E ao afirmar que antes não sabia a data da matança, mas que agora já sabe, ela está a dizer que o dia certo tem de constar apenas num desses meses, o que permitiria distingui-lo dos outros. Caso contrário, “Sabichona” ficaria sem certezas. Assim, ficamos a saber que nem 4 de agosto nem 4 de setembro podem ser as datas corretas. Restam 6 de agosto e 5 e 7 de setembro. E se depois da afirmação de “Sabichona”, “Espertinha” diz já conhecer a data correta, ficamos a saber a data da matança, uma vez que ela só pode ter essa certeza se no mês certo (que ela conhece!) houver apenas um dia possível. Ou seja, a matança vai ser no dia 6 de agosto.

Falta agora saber em que “terra em festa junto ao mar” seria cometido o planeado crime. Ora, se consultarmos o mapa de feriados municipais portugueses, verificamos que só Peniche (terra junto ao mar) está em celebração no dia 6 de agosto, que coincide normalmente com a realização das festas em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade e dos pescadores. Por outro lado, recorde-se que a polícia de investigação criminal portuguesa só passou a designar-se Polícia Judiciária (PJ) em 1945, pelo que a história narrada só pode desenvolver-se entre aquele ano e a atualidade. E como durante esse período temporal o domingo de Páscoa apenas coincidiu uma vez com o dia das Mentiras, exatamente em 2018, a ação do enigma começa no dia 1 de abril de 2018, ano em que as festas referidas, consideradas as maiores da região centro do país, decorreram entre os dias 17 de julho e 7 de agosto.

© DANIEL FALCÃO