Autor

Investigador Bazooka

 

Data

28 de Agosto de 1975

 

Secção

Mistério... Policiário [24]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [100]

 

 

Solução de:

O CASO DO COLAR DE ESMERALDAS ROUBADO

Investigador Bazooka

Solução remetida por Venthocanni

1 – A própria D. Maria.

2 – Segundo a conversa ouvida pelo Insp. Rodrigues, a D. Maria Pessoa «estava a contar tanto com aquele dinheiro…», o que quer dizer que ela contava com a morte próxima do avô, e que estava com falta de dinheiro. Portanto:

– D. Maria Pessoa tinha falta de dinheiro e contava com a morte do avô, num futuro próximo. No entanto ela calculava que, por causa das tais questões antigas, os seus problemas financeiros não seriam resolvidos pela morte do avô.

– Assim, ela concebeu o plano de roubar o seu próprio colar, resolvendo a sua falta de dinheiro com o dinheiro do seguro…

– (Creio que ela, pelo facto de, já mais calma, ter telefonado em primeiro lugar ao seguro, põe assim de parte, a hipótese do colar ser encontrado… Porque não telefonou primeiro à Polícia?... Porque a consciência lhe dizia que…).

– Para evitar ser interrogada, no caso de a Polícia se interessar, podendo até denunciar-se com alguma palavra que não quisesse dizer… parte no dia seguinte, muito cedo para a terra… antes do Inspector chegar…

– Mera coincidência a morte do avô.

– E longe do Inspector, com o colar, talvez o conseguisse vender e receber nova importância…

© DANIEL FALCÃO