Autor

Joe Sousa

 

Data

10 de Maio de 1979

 

Secção

Mistério... Policiário [216]

 

Competição

Torneio “Detective Misterioso"

Problema nº 6

 

Publicação

Mundo de Aventuras [292]

 

 

O “BASTÃO DE BREDORICO”

Joe Sousa

 

– Os nomes nem sempre correspondem aos objectos que os usam… – disse o professor em tom irónico. E depois de uma pausa. – Repare nesta pulseira antiga: chamam-lhe «escrava»… E, no entanto, entre o pulso da cativa e esta jóia havia uma distância sem medida.

O «assistente» ouviu e não disse palavra. Mal deitou um olhar ao fragmento da pulseira que o professor voltava entre os dedos. Tendo conseguido enfim entrar naquele casarão onde o mestre se isolava ferozmente na companhia de uma criada macróbia e surda, a sua atenção parecia ir toda para a observação atenta do gabinete onde se encontravam.

Era uma sala mal iluminada, de boas dimensões mas exageradamente atulhada de mobiliário, quadros, pilhas de livros, troféus arqueológicos – mesmo pelo chão e debaixo das mesas. A única lâmpada, no tecto, não era limpa há muito e os próprios reposteiros que cobriam as janelas cheiravam a pó.

Uma «feira da ladra» doméstica, pensou o assistente, um museu desarrumado.

Havia uma estante envidraçada de dimensões descomunais, dois tamboretes estofados e uma secretária antiga, servida por um cadeirão magnífico: o seu espaldar forrado a coiro, rematava lá nas alturas por uma águia de asas abertas, talhada em madeira. Ao longo das paredes, sucediam-se várias mesas cheias de objectos históricos, ou pelo menos antigos, retirados do sossego dos túmulos e da poeira dos sótãos… Saltavam à vista pelo seu tamanho e pela sua insólita natureza, distinguindo-se das cerâmicas rachadas e das pilhas de cartapácios, duas pedras de armas, um bacinete medieval, três caveiras e um santinho de pedra roído pelos séculos. Quanto ao resto – adagas, medalhões e adereços – havia de tudo.

O professor pousou a pulseira numa das mesas. Ergueu os olhos para o «assistente» e perguntou em voz macia:

– Ainda não me disse porque veio tão cedo. Pedi-lhe a si e ao seu colega Palmeira que me visitassem às 10 horas. Ora são ainda nove e meia… Devo dizer-lhe que hesitei antes de abrir-lhe a porta.

O «assistente» esboçou um sorriso gelado, um arrepanho.

– Bom. Pensei que entretanto poderia dar uma vista de olhos à peça que o professor trouxe da Espanha. Devo confessor que o Palmeira me confidenciou. Parece que se trata do bastão de Bredorico, o autêntico.

Bredorico, O Estropiado… Andaluzia, Século VI… – corrigiu o professor, brincando. – Quanto à possibilidade de ser o autêntico, quem sabe? Estou ainda a estudar as inscrições.

E, dito isto, arrastou um dos tamboretes para junto da estante.

– Vou mostrar-lho, mas peço segredo absoluto.

Descalçou os sapatos de quarto que usava e, com esforço, subiu em meias para cima do estofo. Esticou o braço e, do cimo da estante, do meio de um amontoado de papéis, extraiu cuidadosamente uma espécie de ceptro metálico, bastante oxidado, mas onde eram visíveis vários símbolos gravados.

O «assistente» tomou nas suas mãos a relíquia e lançou-lhe um olhar rápido e brilhante. O professor desceu do seu efémero pedestal, arquejando. Recuperando o ritmo cardíaco, ajustou os óculos ao nariz e pôs-se a esfregar as mãos, à espera.

– Analise, analise… – era evidente a sua alegria interior.

Mas o «assistente» já tinha analisado o suficiente. A sua expressão tornou-se tensa.

O professor voltou-lhe as costas e, descalço, com a descontracção própria dos sábios, deu quatro ou cinco passos em direcção à porta de entrada.

– Tenho no meu quarto os primeiros apontamentos que coligi sobre a interpretação das

Não acabou a frase porque, com a suavidade de um felino o «assistente» fora-lhe no encalço e, tendo tirado do cinto um pesado martelo que o casaco encobria, assentou-lhe uma violente pancada mesmo no alto da cabeça.

Estão a ver a cena: um pobre professor tranquilo e por detrás um assassino de braço erguido, balanceando um golpe e desferindo-o com toda a força de um ombro possante. Morte instantânea com esmagamento da estrutura óssea e funda laceração da massa encefálica. Eis o motivo porque a frase ficou em meio.

Fulminado, o infeliz dobrou os joelhos e desmoronou-se na carpete. Pausa curta.

O «assistente»-assassino pousou no chão o ceptro e o martelo e executou com rapidez uma série de actos evidentemente premeditados… Ergueu o cadáver nos braços, transportou-o para junto da secretária ao fundo da sala e sentou-o no respectivo trono. Arrumou-o na posição mais natural: cotovelos apoiados nos braços da cadeira, as mãos sobre a mesa. Para conseguir que o crânio se mantivesse apoiado no espaldar foi preciso puxar o corpo um pouco à frente e flectir um tanto os joelhos. A seguir foi buscar os sapatos de quarto que tinham ficado junto à estante e, ajoelhando-se, enfiou-os nos pés do morto.

Recuou dois passos e observou a composição: pareceu-lhe bem.

Mas uma sensação de mal-estar e insegurança começava o invadi-lo.

Aproximou-se de novo. Pensou em acender o candeeiro da secretária, hesitou e acabou por deixá-lo como estava. Depois, obedecendo a um impulso, estendeu a mão direita para cerrar os olhos do morto. Já quando lhe tocava as pálpebras suspendeu o gesto: era um pormenor inútil. Convinha ficar pelo essencial.

Faltava uma coisa, apenas: o martelo. Servindo-se de um lenço, esfregou cuidadosamente o cabo de madeira de forma o apagar as impressões digitais. Olhou em volta, pensativo, e então teve uma ideia que lhe pareceu soberba: a estante. Era isso, lá em cima.

Pôs-se em bicos de pés e escondeu o martelo onde antes estivera o bastão de Bredorico, no meio da papelada.

Então, levando consigo o móbil do crime, abandonou a sala furtivamente.

 

Às dez horas o «assistente» Palmeira entreabriu a porta e meteu o pescoço:

– Dá licença, professor?

A fraca iluminação da sala impediu-o de tomar imediato conhecimento do que se passara. Lá ao fundo, no extremo oposto, o professor olhava para o tecto, assombrado. Palmeira adiantou-se respeitosamente, pisando macio, mas logo compreendeu o significado daquela mancha escura que empastava a espessa cabeleira branca do mestre e alastrava até ao colarinho da camisa.

– Céus! – gritou, vencendo o terror que o paralisava.

Uma suspeita horrível cresceu-lhe no cérebro: o precioso bastão, seria que… Num gesto decidido trepou ao tamborete, mandando à fava a integridade do estofo. Quase pendurado no alto da estante, rebuscou febrilmente e, no sítio, acabou por achar um insólito e prosaico martelo de carpinteiro.

Então nesse momento preciso, o «assistente»-assassino entrou de novo na sala, de sobrancelha franzida:

– Que é isto? Que se passa aqui?

Da sua peanha de damasco o «assistente» Palmeira, gemeu, desalentado:

– Roubaram a preciosidade, ó Pinto, e parece que mataram o professor. Mas quem? Só eu e ele sabíamos do esconderijo…

Pinto, o «assistente»-assassino, mantinha a expressão fechada, uma verdadeira máscara. Mas observava o seu colega que segurava ainda pelo cabo o utensílio do crime. Mentalmente, esfregou as mãos de contente.

O pobre Palmeira acabou por apear-se do tamborete e, destroçado pelos acontecimentos, procurou um pouco de amparo junto do colega. Como uma criança abandonada apoiou-se nele e molhou-lhe o colete com as suas lágrimas sinceras.

 

Na ausência de outros suspeitos e conhecendo-se a identidade do criminoso, pergunta-se:

1 – Qual o raciocínio que levaria um investigador arguto a incriminar o Pinto, embora as aparências apontem para o Palmeira?

2 – Quais os erros que o criminoso cometeu ao executar o seu plano preconcebido?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO