Autor

Jomaro

 

Data

4 de Abril de 1993

 

Secção

Policiário [92]

 

Competição

Supertorneio Policiário 1993

Prova nº 1

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

O DESAFIO DO AVÔ BRINCALHÃO!...

Jomaro

 

O Carolino não poderia demorar apenas 30 horas para percorrer os quase 4500 quilómetros que nos separam de Atenas, pois isso implicava uma média de 150 km/h, o que até agora é praticamente impossível quanto mais com um carro da época (há mais de 30 anos!). E, além disso, nessa época havia que considerar os embaraços fronteiriços, que não eram como hoje, sobretudo tendo que atravessar a Jugoslávia, que como país socialista muito complicaria a passagem.

O dia 21 de Dezembro de 1962 não foi a um domingo, como diz o Carolino, mas sim a uma sexta-feira.

Se em Portugal já estava a anoitecer, em Atenas, situada muito mais a oriente, já teria de ser noite e nunca poderiam brilhar os últimos raios de sol, porque a diferença horária seria de duas horas.

Atenas é capital da Grécia e não da Turquia.

Naturalmente que é possível encontrar vestígios de arsénico, ou anidrido arsenioso, até muitos anos depois de se proceder ao enterro do cadáver. Por autópsia no momento ou exumando o cadáver, nem que seja vários anos depois, a prova poderia ser produzida.

Relativamente ao DNA, ou ADN, se preferirem, reparem no que nos diz o Molécula, de Évora; tal como o seu comentário sobre o arsénico: “O exame laboratorial pode determinar a origem da saliva, até porque, havendo três suspeitos, já estava limitada a sua procura; era só analisar a saliva dos três e comparar com a saliva encontrada na ponta das beatas. Se não houvesse suspeitas, aí só com impressões digitais.

Mas tudo isto já existia nos anos 60. Portanto, se houve crime, tinha que ser resolvido – muito antes de 1962 já se tinham solucionado crimes à luz das novas ciências criminais.

O DNA (“desoxyrribo-nucleic acid”) para verificar os restos de saliva nos cigarros; pelo processo ADN só se conseguirá ver os caracteres hereditários do indivíduo mas nunca identificar um criminoso, a não ser que já tenhamos suspeitos; caso contrário só as impressões digitais nas beatas, embalagens, etc.

Todas as combinações de arsénico possuem uma acção fisiológica que pode ser curativa ou tóxica, conforme a dose administrada. Com este veneno basta uma pequena dosagem para ser mortal. No entanto, se a pessoa for envenenada, pode aguentar dosagens maiores.

Orfila nasceu em 1787, na ilha de Minorca. Desde muito novo que se dedicou aos estudos químicos e revelou pendor pela Medicina, em especial Medicina Legal. Fez inúmeras experiências com animais para demonstrar o seu sistema de busca e prova da existência de arsénio nas vísceras das vítimas. Daí a detenção de alguns criminosos e algumas criminosas que poderiam ter escapado ao castigo.

Sendo Marie Lafarge uma terrível envenenadora que casou com a célebre vítima Charles Lafarge, foi condenada à morte (na sua cela escrevia longas cartas).

Para se saber a causa da morte bastava portanto fazer um exame às vísceras dos cadáveres.”

Naturalmente que outros factores poderiam ser focados, tais como o porquê de ir comprar brinquedos à Grécia, naquela época, e não a Espanha, por exemplo, produtor por excelência desses produtos. A falsa poupança numa viagem por terra em relação a uma aérea. As dificuldades de uma viagem destas em pleno Inverno, com montes nevados pelo meio e estradas bem complicadas. A falta de senso em ir comprar brinquedos nas vésperas de Natal, não dando hipótese de os colocar no mercado antes das festividades, etc., etc.

© DANIEL FALCÃO