Autor

Jomaro

 

Data

11 de Julho de 1993

 

Secção

Policiário [106]

 

Competição

Torneio Rápidas Policiárias

Prova nº 4 – Problema nº 2

 

Publicação

Público

 

 

VAMOS SALVAR O JOÃO!

Jomaro

 

O dia tinha começado com o Sol a brilhar, uma temperatura convidativa para a praia e com os pássaros a cantarem alegremente.

No entanto, este dia iria dar ao avô Carolino alguns aborrecimentos e preocupações: o seu melhor amigo, João Serra, colega de liceu, da tropa e de muitas outras tropelias tinha tentado suicidar-se.

João Serra, teve os seguintes sintomas: a nível da pele verificava-se cianose, enquanto que a nível dos olhos se observava midríase; o único sintoma grastrintestinal era a secura da boca; a nível do sistema nervoso verificavam-se contracções musculares, convulsões, depressão respiratória e, no preciso momento em que o avô Carolino chegou ao local, quando a ambulância levava o malogrado João para o hospital, este estava a entrar em coma.

Apesar da azáfama que reinava, o avô Carolino pôde ver várias garrafas de bebidas alcoólicas espalhadas pela sala, muitas caixas de comprimidos e até, também vazios, uns frasquinhos de gotas para os olhos. Isto levou-o a tentar adivinhar que tóxicos podiam ter sido ingeridos: álcool, anti-histamínicos, anfetaminas ou atropina.

Partindo do princípio que a tentativa de suicídio foi feita com um tóxico apenas e tentando antecipar os resultados das análises hospitalares, procurando assim salvar a vida do pobre homem, peço-vos que nos digam qual dos tóxicos foi a “arma” desta triste tentativa de suicídio.

 

A – Álcool.

B – Anti-histamínico.

C – Anfetamina.

D – Atropina.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO