Autor

Juve

 

Data

26 de Junho de 1980

 

Secção

Mistério... Policiário [274]

 

Competição

Torneio “Detective Misterioso"

Problema nº 14

 

Publicação

Mundo de Aventuras [351]

 

 

Solução de:

A NOITE É AMIGA DO ROUBO…

Juve

 

1 – Juve mandara deter para averiguações Joseph Havard, porque

2 – …muito simples… Se de facto a luz tivesse faltado durante 12 horas seguidas, não haveria gelo nas «cuvettes» do frigorífico, tal como ele o tirou…

não mostra, como resultante do ataque, sinais externos que admitam ter estado desmaiado 12 horas… logo, se acordasse, já amarrado à cadeira e sem os ladrões lá, visto que não iam ficar 12 horas, teria tido possibilidade de, aos pequenos saltos, mesmo com os tornozelos atados às pernas da cadeira, se deslocar até aos sinais de alarme visto que o nariz ou o queixo serviriam para premir um botão ou deslocar uma alavanca…

se desmaiou ao ser atacado cá fora, como sabe que eram ladrões? (Podia ser um só…), que os ladrões lhe roubaram o cofre à luz da lanterna eléctrica?... (E aqui, não esquecer que o vulgo «lanterna eléctrica» é uma simples lanterna de pilhas…).

da maneira como foi encontrado amarrado, claro que teve um cúmplice… mas esse cúmplice nunca poderia ser nenhum dos dados do problema, pois têm álibis e honorabilidade… Logo, o cúmplice é estranho.

…o relógio, ou foi atrasado, ou a corrente foi apenas desligada àquela hora da manhã, antes da chegada das primeiras testemunhas.

© DANIEL FALCÃO