Autor

Lord Peter

 

Data

8 de Outubro de 1981

 

Secção

Mistério... Policiário [325]

 

Competição

Torneio “4 Estações 80” | Mini D – Outono

Problema nº 4

 

Publicação

Mundo de Aventuras [417]

 

 

Solução de:

UM CASO CHEIO DE ERROS…

Lord Peter

 

1 – O provável assassino é o António Paulo.

2 – Ele mente abertamente… porquanto independentemente de não explicar como «foi avisado» e «por quem», afirma que o tempo «lá» estava frio, como «cá»… Esquece-se que a cidade argentina de Córdoba é uma das mais quentes, porquanto, situada no maciço montanhoso da Serra de Córdoba, a uma altitude inferior a 500 m. sobre o nível do mar, está abrigada por dois enormes montes que lhe cortam as brisas frescas da Cordilheira dos Andes, chegando as temperaturas nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março (mais ou menos o Verão deles) a rondar em muitos dias os 38 graus centígrados!

As mentiras dos outros suspeitos, também são flagrantes, mas podem «ter sido levados» por quem lhes recomendou o livro e o disco…

Vejamos o José Luís: – «A Capital» é de Eça de Queiroz e o «O Capital» é que é de Karl Marx.

Do João Jorge, ele «confunde» o bailado «O Lago dos Cisnes» com uma ópera… que também não é de Bach, mas sim de Tchaikowsky.

Como acabam de ler, não sendo muito difícil, creio eu que também não será assim muito fácil… Espero que tenham gostado… O quê? O bilhete… Mas se o crime «foi premeditado», que esperavam vocês?... Que tivesse um bilhete real e tivesse vindo naquele dia?... Não pensem nisso!

© DANIEL FALCÃO