Autor

Luís Pessoa

 

Data

27 de Junho de 1993

 

Secção

Policiário [104]

 

Competição

Torneio Rápidas Policiárias

Prova nº 3 – Problema nº 3

 

Publicação

Público

 

 

O INSPECTOR FIDALGO VAI A COIMBRA!...

Luís Pessoa

 

É já amanhã, dia 28, que o inspector Fidalgo estará em Coimbra, com o seu amigo Sete de Espadas, para conhecer os confrades dessa cidade e arredores que quiserem deslocar-se ao Ateneu de Coimbra, Rua do Cabido, nº 8, a partir das 21 horas. Lá estarão os habituais policiaristas Flo, inspector Tucuruí, Hortonólito, L. S. e Aspa, para receber os visitantes que aparecerem.

E vem a propósito que, na passada quinta-feira, estando o Sete de Espadas e o inspector Fidalgo em amena cavaqueira à mesa do café, a combinar pormenores da deslocação, foram alertados para violenta discussão a três, numa mesa próxima, em que o tema era, precisamente, Coimbra.

Dizia o primeiro: “Claro que sou o mais completo cicerone turístico da cidade de Coimbra… Primeiro porque nasci lá e depois porque sei muito bem o que hei-de dizer aos turistas que acompanhar. Esse tipo não sabe… Nem sequer lá nasceu!...”

Respondia o segundo: “Para ser cicerone, indicar os locais que merecem ser vistos e contar um pedaço da sua história, não é preciso ter nascido lá! Esse indivíduo é um grande ‘banha da cobra’.”

O terceiro impacientava-se: “Bolas, tenho pressa e preciso de um bom cicerone! Ou sim ou não, mas vejam se se entendem porque estou cheio de pressa. Olhem, para eu decidir, digam como se dirigiriam aos vossos turistas se entrassem na cidade por estrada, vindos do Sul, pela Ponte de Santa Clara…”

O primeiro: “Minhas senhoras e meus senhores, eis a cidade de Coimbra, considerada a capital do centro do país e famosa pela sua Universidade, a primeira a ser criada em Portugal e uma das mais antigas da Europa. E das mais afamadas, também. Foi D. Dinis, o Rei Lavrador, que a criou, e podem ver, lá no alto, a célebre torre da Universidade, verdadeiro ex-líbris desta cidade de estudantes de capa e batina. Visitaremos também outros monumentos importantes, como a Sé Velha, o Convento de Santa Clara e outros…”

O terceiro: “Está bem, está bem… Agora tu.”

O segundo: “Minhas senhoras e meus senhores, acabamos de entrar em Coimbra, uma bela cidade, como podem ver, dominada pelo Mondego, o rio que atravessamos, e velhinha Universidade, com a sua torre altaneira a dominar toda a urbe antiga. Iremos visitar a Universidade, uma das mais antigas da Europa e do mundo, bem como percorrer os caminhos sinuosos da urbe antiga, onde encontraremos a Sé Vê-lha, o mais importante monumento românico de Portugal. São Salvador, Santa Cruz, o templo de Santa Clara-a-Velha e outros serão pontos de interesse que também iremos visitar…”

O terceiro: “Está bem, está bem… Pronto, tenho de escolher, não é? Pois bem, escolho…”

 

A – O primeiro, porque demonstra muito mais conhecimentos que o outro;

B – O segundo, porque é de lá (pelo menos diz ser de lá) e sabe de certeza tudo o que há para mostrar aos turistas;

C – O segundo, porque o outro não está muito certo do que diz, errando;

D – O primeiro, porque o outro não está muito certo do que diz, errando.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO