Autor

Luís Pessoa

 

Data

23 de Janeiro de 1994

 

Secção

Policiário [134]

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

O INSPECTOR FIDALGO INVESTIGA… 20 ANOS DEPOIS

Luís Pessoa

Solução apresentada por O Falcão

Pois é, amigo Fidalgo, decididamente, o Serôdio está completamente obcecado com o caso da viúva. Mas, embora não esteja a inventar coisa, está a ver contradições onde elas não existem. Vejamos a contradição que ele julga ter encontrado. No seu depoimento, o Manuel diz que, naquele complicado dia 25 de Abril, recebeu um cheque da tia e, de imediato, o foi levantar ao banco.

Contradição (segundo o Serôdio): se se estava no dia 25 de Abril era feriado, e o Manuel não podia levantar o cheque pois os bancos estavam fechados. Realmente, estamos no dia 25 de Abril. Só que o caso se passou há 20 anos, ou seja, no ano de 1973, pois o amigo Fidalgo tenta resolver um problema “20 anos depois”. O dia 25 de Abril de 1973 não foi feriado (estes iniciaram-se apenas em 1975) e foi a uma quarta-feira, dia em que os bancos estão abertos.

Em conclusão, o Serôdio não tem motivo para se preocupar porque o caso está mesmo arrumado. Tenho a sensação de que, a partir deste momento, temos mais um caso no anedotário da corporação: “O Caso da Viúva do Serôdio” .

© DANIEL FALCÃO