Autor

Mabuse

 

Data

16 de Outubro de 1987

 

Secção

O Detective [34]

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

Solução de:

ROUBARAM A SOLUÇÃO

Mabuse

 

1) – Em face das declarações dos suspeitos, conclui-se que só o Homenha Aram mexeu na pasta do Busema. Nenhum deles sabia nem sabe o que a pasta continha, com excepção do Homenha Aram que afirmou não ter tirado nenhuma solução. Petronilho não dissera o que ia investigar e de acordo com a afirmação do Busema que a ninguém fora revelado o conteúdo da pasta, o Homenha Aram não podia saber se lá havia alguma solução, pelo que ao dizer que não tirara solução desmascarou-se.

2) O Sepadas de Etes foi cúmplice no caso. O Lampe Umago lembrava-se que ele pretendia tirar umas fotocópias mas que a máquina da papelaria ao lado da Tertúlia estava avariada, motivo pelo qual as não pudera tirar. Imediatamente refutou essa declaração do Lampe Umago, dizendo ter havido engano da parte deste. E para corroborar as suas declarações o Homenha Aram afirmou que o Sepadas de Etes nunca se ausentou da sala, sem que tal lhe tivesse sido perguntado. Ademais foi o Sepadas de Etes que informou o Randaldu dos pormenores em falta, o que só podia fazer se conhecesse a solução correcta, o que de início não acontecia, visto ter perdido dois pontos.

3) As coisas devem-se ter passado mais ou menos assim:

O Homenha Aram aproveitando uma pequena ausência do Busema mexeu-lhe na pasta e deve ter vislumbrado a solução do problema. Sub-repticiamente subtraiu a dita solução e para não dar nas vistas contou ao Sepadas de Etes o que fizera. Este iria tirar fotocópias da solução e depois arranjariam maneira de a colocar novamente na pasta do Busema. Só que a fotocopiadora estava avariada e não o puderam fazer. Ao informar o Homenha Aram de tal facto, o Lampe Umago ouvira e daí a sua afirmação. Claro que os dois cúmplices se apressaram a desmentir o Lampo Umago, um dizendo que ele se enganara e o outro que o Sepadas de Etes nunca se ausentara da sala.

Depois foi ler a solução e informar o Randaldu dos pormenores que faltavam para este enviar a adenda.

© DANIEL FALCÃO