Autor

Mantola

 

Data

19 de Junho de 1987

 

Secção

O Detective [26]

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

AS PRATAS

Mantola

 

Quando o telefone tocou, o Comissário Zacarias e o seu amigo polícia – o Silva – estavam defronte do vídeo, regalando-se com uns golos espectaculares. Foi virar costas e atendê-lo.

 O Comissário esfregou as mãos, não por ter mais um caso para resolver, mas sim por colocar ao serviço das outras pessoas as suas capacidades.

O caso tinha-se passado já há cinco dias, num sábado de tarde, a inquilina do rés-do-chão queixava-se, desde essa data sem no entanto ninguém lhe dar ouvidos, de que um dos seus vizinhos lhe tinha roubado as pratas da sala de jantar. Agora eles estavam a sair para férias e com certeza, um deles já não regressaria!

Depois de ouvirem a mulher, o amigo Silva aconselhou o Comissário a ir ouvir os vizinhos. Coisa que fizeram de seguida, obtendo o exposto:

Vizinho do 1º andar: «Como sábado não trabalhei, não tinha nada para fazer e como havia um jogo antecipado fui vê-lo. Não é que eu goste de futebol, mas era a última jornada e assim aproveitei para passar lá a tarde. Eles ganham bem, mas olhe que estes jogadores, da primeira divisão, até não jogam mal!! Como é raro eu ir ao futebol até guardei o bilhete de recordação, se quiser vou buscá-lo…»

Vizinho do 2º andar: «Sábado à tarde?!... Aos sábados à tarde estou sempre com os amigos no clube, bebem-se uns traçadinhos, jogam-se umas cartas e lá se fazem horas de jantar. Às sete já estou sempre em casa, a mulher não admite que as batatas esfriem.»

Vizinho do 3º andar: «No sábado passado estive em casa e um pouco no café, não fui para muito longe, pois a minha mulher tinha combinado jantarmos com os vizinhos do 1º andar e foi o que aconteceu.»

Já no escritório o amigo Silva mordia o lábio sem conseguir descobrir o ladrão. O Comissário acabando de escrever o relatório, dirigiu-lhe a palavra: – Silva, vamos embora que há um indivíduo para ir para a sombra e ele quer ir para o sol…

 

Pergunta-se:

1 – Quem é que vai para a «sombra» ver o céu aos «quadradinhos»?

2 – Porquê? Justifique em pormenor.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO