Autor

Mata 7

 

Data

20 de Fevereiro de 1994

 

Secção

Policiário [138]

 

Competição

Torneio Rápidas Policiárias 1994

Prova nº 6

 

Publicação

Público

 

 

OS TRÊS DETIDOS

Mata 7

 

O calendário pregado na parede da cela indicava o dia 21 de Outubro de 1993. Era domingo. Os três detidos afadigavam-se na preparação de qualquer comemoração especial.

Além do facto de viverem juntos na mesma cela, tinham outras coisas em comum: eram naturais da mesma cidade, eram todos ladrões, eram já cadastrados e tinham sido condenados a penas semelhantes.

Artur Rebelo, 52 anos, detido a 17 de Julho de 1990, foi condenado em 29 de Setembro a ficar preso por mais 5 anos, por contínuas acções de roubo.

Alfredo Silva, 23 anos, preso em 14 de Janeiro de 1992 por roubos em quadrilha, foi condenado seis meses depois a cumprir ainda 4 anos e três meses.

Frederico Mendonça, 33 anos, preso a 15 de Dezembro de 1988 depois de um roubo, foi condenado em 4 de Abril de 1989 a esperar mais 5 anos para ver a luz do sol em liberdade.

Nenhum deles conseguiu qualquer amnistia ou redução de pena e agora estão juntos na mesma cela, planeando a fuga. Tudo estava preparado até ao mais pequeno pormenor e a evasão ia ocorrer na noite de terça para quarta-feira. Todos estavam optimistas, mas o optimismo de um deles era ilusório. Não participava da alegria dos outros porque, na verdade, não pretendia participar na evasão. Ele tinha uma razão importante para não se meter na aventura, mas era perigoso manifestar-se. Só lhe restava uma alternativa, fazer passar secretamente uma mensagem ao director da prisão.

Assim se explica que a tentativa tivesse sido abortada.

Qual dos três detidos tinha a razão forte para não se envolver no plano, preferindo alertar a direcção?

 

A – Artur Rebelo

B – Alfredo Silva

C – Frederico Mendonça

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO