M. Basófias

Mundo de Aventuras [131]

A ESTREIA DO INSPECTOR ABÍLIO

M. Basófias

A todos os «iniciados», para acompanharem os «novos»!

Abílio era um homem de 35 anos, casado, simpático e pai de 5 filhos: Luís, com 13 anos; José, com 12 anos; João, com 9 anos; Amélia, com 7 anos; e Pedro, com 3 anos. No dia da sua promoção a inspector tivera de resolver um pequeno problema caseiro. Um vidro aparecera partido, estando tanto os cacos como o objecto do «crime» (uma peça de dominó) sujos de tinta. Depois de cumprimentar a sua mulher e saber o sucedido Abílio começa a sua investigação. Segundo a criada o vidro fora partido por volta das 4 horas, altura em que Amélia e Pedro estavam respectivamente na escola e no jardim-escola, onde continuavam.

Depois de mandar lavar os outros filhos as mãos sujas de tinta, Abílio reúne-os e faz algumas perguntas. O Luís e o José tinham estado a pintar até quase às quatro horas e sujaram o dominó. Por essa altura o telefone toca. Era um colega que lhe pedia a opinião sobre um caso que tentava resolver. Depois de alguma discussão Abílio diz aquilo que pensa e em seguida desliga o telefone. Vai então para a sua secretária e depois de pensar um pouco põe o João de castigo como sendo o culpado. Como descobriu o inspector que João era o culpado? Faça um relatório completo sobre as deduções do inspector Abílio. (Terá ele acertado?)

SOLUÇÃO (não publicada)