Autor

Miss Atómica

 

Data

7 de Julho de 2024

 

Secção

A Página dos Enigmas [30]

 

Competição

Torneio Memória

Problema nº 6

 

Publicação

Blogue A Página dos Enigmas

 

 

Solução de:

A PASTA DESAPARECIDA

Miss Atómica

Solução apresentada por Inspector Falcão

1 – Prendeu Noberto Silveira;

2 – Porque há diversas falsidades no seu depoimento, e assim, vejamos:

a) A noite em que se deu o «desastre» tinha sido infernal, duma escuridão profunda, vento forte...

Como se compreende que o carro fizesse uma viagem com tais condições de tempo com a capota levantada? Primeira mentira!

b) O carro caiu duma altura de 5 metros apesar da escuridão ser profunda e da extrema miopia de Norberto Silveira (a atestá-lo as lentes grossas), este conseguiu «ver perfeitamente» a pasta dentro do carro… Fantástico! – e segunda mentira!

c) O nosso homem deu um salto, sentiu-se voar, rolou no solo e… milagre dos milagres – ficou com os óculos intactos como se tivesse descido normalmente do carro (que afinal foi o que fez!) – e assim temos a terceira mentira!

d) Como era possível, se de facto o carro levasse a capota erguida, a pasta ficar no carro depois de se despenhar no rio? – quarta mentira!

Eis, pois, como penso que o caso se passou:

O Silveira tinha já planeado roubar a pasta com o dinheiro, e logo que se lhe deparou a ocasião propícia – paragem do carro por qualquer motivo – agrediu o seu colega na cabeça. Com qualquer objeto pesado (de que previamente se munira), tirou a pasta com o dinheiro, voltou a pôr o carro a trabalhar com o colega desmaiado ao volante, voltou este em direção à ponte e voltou a pé para contar a «sua história».

© DANIEL FALCÃO