Autor

Mr. Jartur

 

Data

13 de Setembro de 1956

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio dos “Produtores”

X Problema

 

Publicação

Mundo de Aventuras [370]

 

 

Solução de:

O CASO DO MÚSICO

Mr. Jartur

Apresentada por Big-Ben

Marcos, ao algemar um dos presentes, teve em consideração o seguinte:

a) Em contraste com a primeira alínea, «o homem que pusera termo à existência»… foi o morto. (Pois é esta a verdade: o músico, que se chamava Galvão, foi morto por alguém que mais adiante veremos quem é).

E se digo foi morto é porque a vítima, sendo canhota, e utilizando a mão esquerda para todos os serviços, tendo portanto disparado com aquela mão, não conseguiria enfiar uma bala na manga esquerda do casaco, precisamente ¡unto do botão de punho.

Tudo me leva a crer – e suponho não andar muito longe da verdade – que o Galvão, ao ver na sua frente o homem que o queria «liquidar», com a arma apontada, instintivamente jogou a mão esquerda para a frente (a tal mão de que se servia para todos os efeitos), na tentativa de se defender. O criminoso disparou a arma e a bala, depois de ter atravessado a manga esquerda, foi atingir o seu objectivo: o peito do Galvão.

b) Se houve delito, tem – como é lógico – que existir um culpado… E aqui, como em todos os casos, há-o… Foi alguém que, após ter servido o jantar ao Galvão, se manteve sempre no corredor, e depois – por volta das dez horas – o foi chamar ao quarto, deparando-se-lhe, então, o quadro que ele, minutos antes, preparara… Esse alguém foi o criado!...

Pois, se ele se manteve sempre no corredor, não teria que ouvir o estampido do tiro?

Imbecil!...

© DANIEL FALCÃO