Autor

Mr. Jartur

 

Data

11 de Outubro de 1956

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio dos “Produtores”

XIV Problema

 

Publicação

Mundo de Aventuras [374]

 

 

Solução de:

O CASO DO «TRAMPOLIM DO DIABO»

Mr. Jartur

 

Mário Silva foi o culpado. Depois de ter adquirido a estatueta saiu da loja e foi para casa. Mais tarde, acompanhou seu tio à residência do médico. Seu tio pedira-lhe que o acompanhasse, pois receava conduzir sem o seu aparelho acústico.

Quando o carro se aproximava do trampolim do Diabo, Mário, com a estatueta que comprara pouco antes, vibrou forte pancada na cabeça do tio. Ao atingirem a ladeira, Mário Silva, que passara ao volante, saltou do carro e deixou-o deslizar para que se precipitasse lá em baixo, onde a estrada descrevia uma curva.

Era mais que certo seu tio perecer no acidente (aquilo tinha toda a aparência de uma acidente). Então, não teria mais que esperar o dia em que seria senhor absoluto da fortuna do velho.

Porém, na ânsia de consumar o seu acto, Mário Silva descurou um pormenor importantíssimo, e que veio, afinal, a perdê-lo: durante a viagem ele tinha vindo a ouvir um relato de hóquei, elucidando, certamente, seu tio da marcha do encontro, por meio de gestos familiares. Pois quis Deus que, com a precipitação, ele se esquecesse de desligar o rádio? Viajando só, a vítima não teria necessidade de se distrair com ele, dado que não possuía o seu inseparável aparelho acústico.

Também se o golpe recebido na nuca fora praticado com um objecto estranho, este não fora, decerto, um existente no veículo. Logo, esse objecto saiu. O detective relacionou-o com a estatueta adquirida por Mário Silva, o verdadeiro culpado.

© DANIEL FALCÃO