Autor

Nove

 

Data

20 de Agosto de 2025

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [216]

 

Competição

Torneio de Verão

Problema nº 3

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

A GAIOLA ROUBADA

Nove

 

Ao princípio de uma luminosa tarde de primavera, o Sr. Baeta, dono de uma antiga barbearia de bairro, denominada “Salão Ideal”, fechou a porta da sua loja deixando um pequeno cartaz que dizia “Volto já”. Regressou passados vinte minutos e constatou que lhe tinham roubado um lindo canário e a respectiva gaiola que, inadvertidamente, deixara pendurada do lado de fora.

Ficou desolado porque tinha uma grande estima pelo bicho. Mas não cruzou os braços e dirigiu-se, sem demora, à esquadra que havia ali perto.

O cabo Raposo tomou conta do assunto e concluiu, ainda nessa tarde, que o furto poderia ter sido obra ou da Sra. D. Josefa Silveira, chegada há três meses ao bairro, ou do Sr. Armando Fonseca.

Foram ambos chamados a depor, tendo sido interrogados em separado.

– Sra. D. Josefa, roubaram uma gaiola ao dono da barbearia “Salão Ideal”. Há indícios que levam a suspeitar da senhora como autora do furto. O que me diz?

– Ó Sr. Guarda, é muito triste o que se passa neste bairro! Como não ando aí metida em mexericos, estou mesmo a ver que alguém já lhe veio dizer, se calhar por inveja, que fui eu que roubei o canário da barbearia, que nem sei de quem é nem onde fica ao certo, pois vivo aqui apenas há três meses e levo uma vida muito recatada. Mas já agora digo-lhe, se o Sr. Baeta não queria que lhe roubassem o passarinho não tivesse deixado a gaiola na rua quando fechou a loja. Aquilo foi obra, com certeza de algum garoto…

O cabo Raposo fez ao Sr. Armando Fonseca uma pergunta semelhante à que fizera à Sra. D. Josefa Silveira. Ele respondeu do seguinte modo:

– Eu, autor de um furto?! Ó senhor guarda, nem sabia que tinham roubado uma gaiola ao dono do “Salão Ideal”, quer dizer, ao Sr. Baeta, não é verdade? Terá sido aquela gaiola que ele costuma pôr à porta da barbearia com um bonito canário? Se foi essa o homem vai ter um desgosto de todo o tamanho. Ainda hoje vi o bicho, depois do almoço. Fui lá para mostrar ao Baeta um aparelho de televisão pequeno, que comprei para a cozinha e de que tínhamos falado uns dias antes. Ele no momento tinha a loja fechada e eu, como não podia esperar, fui-me logo embora.

Depois destas duas respostas o assunto ficou resolvido.

Quem é que furtou a gaiola com o canário? De que maneira é que o gatuno se denunciou?

 

 

© DANIEL FALCÃO