Autor

O Formiga

 

Data

25 de Maio de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [167]

 

Competição

Torneio “Sete de Espadas"

Problema nº 7

 

Publicação

Mundo de Aventuras [243]

 

 

Solução de:

O SENHOR ESQUECIDO…

O Formiga

 

Vejamos, por exemplo, como responder à pergunta número um!...

Para responder a esta pergunta havia que situarmo-nos no tempo…

– …quando Filipe recebe a notícia da próxima visita da sogra é de manhã… e está a tomar o «pequeno-almoço»…

– …como ele é bancário e os Bancos «abrem às 9 horas ou 9 e meia», conforme os locais… Lisboa ou Província…

– …e como a mulher lhe diz que são horas de ir para o emprego e terá de «apanhar o autocarro por ter o carro avariado»…

Podemos, com segurança, garantir uma antecedência de meia hora a quarenta e cinco minutos, «antes da hora de entrada». Logo, conforme os casos e distâncias, podemos «estar», nesse momento, entre as 8 e um quarto (entrada às 9, com menos 45 minutos) e as 9 horas (entrada às 9.30, com menos meia hora)

Pelas respostas que ele dá à mulher, sabemos que a «sogra esteve pelo Natal»

…sabemos que os mimos que ela dava aos netos, lhe fez perder, depois de ela partir, «mais de um mês para os pôr na ordem»…

…sabemos que «ela nunca esteve 15 dias»…

…sabemos que ela lhe disse que «só voltaria em Junho»…

e não disse «para o mês que vem»…

Disto tudo, excluímos, com certeza certa, os meses de Janeiro e Maio. Ficam-nos os meses de Fevereiro (com muito boa vontade!) e Março e Abril…

E Filipe começa a pensar, já no fim da viagem… «Se eu sou bancário… se fui cedo para casa… não saí… jantei em casa… deitei-me, como vulgarmente depois da meia-noite… E ela nada me disse da mãe, porque carga d’água me foi falar nisso hoje de manhã e não ontem, como o devia ter feito?... E porquê aquele «sorriso prazenteiro e provocador?...»

E Filipe continuava…

«Os alemães… Estupidez! Pois se os russos, há anos, chegaram a 5 kms e abandonaram porque a temperatura já estava a 350 graus!... Onde há materiais e ferramentas para essa perfuração e suportar o dobro ou o triplo daquela temperatura, pela fricção?... Por outro lado, se aquilo «era secreto»… como o sabia «aquele português»?... Aliás, as «Viagens ao Centro da Terra» não são do Edgar Rice Burroughs, mas do Júlio Verne!...»

E Filipe já começava a sentir-se gente, por estar a raciocinar tão bem…

Aquela do amigo: «…de autocarro? E logo hoje»?... Começou a fervilhar-lhe na cabeça… «Espera! Vá lá que alguns apressados confundam o «Triângulo das Bermudas» ou «Triângulo da Morte» com um ângulo muito agudo a chegar aos Açores, ultrapassando o «Mar dos Sargaços», ainda se tolera… por desconhecimento de situação localizada e de distâncias!... Agora que eu queira fazer acreditar que o horário dos Açores é o mesmo de cá, isso já é um valente barrete! Uma valente peta! Um… Espera! É isso mesmo! É o célebre «Poisson d'Abril»!... Hoje é o 1.o de Abril!... Como eu fui estúpido!... Se não fosse esta da diferença de fusos horários entre Lisboa e Ponta Delgada tinha «engulido» o Noticiário, que nunca podia dar a hora que ele disse, e todas as outras petas, a começar na que a minha mulher me meteu! Sempre sou um grande artolas!...»

Para a resposta número dois… teríamos de responder: «Se o Filipe era esquecido… o autor não o era menos… Este esquecera-se que o dia 1 de Abril de 1978 fora a um sábado… e que aos sábados os Bancos estão fechados!»

© DANIEL FALCÃO