Autor

O Gráfico

 

Data

4 de Agosto de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [125]

 

Competição

Torneio “Tertúlia Policiária do Palladium"

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras [201]

 

 

LIGEIRA DISTRACÇÃO…

O Gráfico

 

A manhã estava chuvosa, mas mesmo assim, não impediu que «Lumafero» se dirigisse o um «alfarrabista», a fim de conseguir comprar alguns livros da «V Série» do «M. A.» («Mundo de Aventuras») para um seu amigo.

…Como tinha um «teste» de literatura policiária para (tentar) resolver, aproveitou a ocasião e ali esteve cerca de 2 horas a fazer buscas nos livros policiários que lá se encontravam. O «teste» tinha «saído» no «M. A.» n.o 158, na secção «Mistério… Policiário», orientada por «Sete de Espadas»

Após tudo isto, ele escolheu a seguinte quantidade de livros (para o seu amigo): «um» ao preço de 5$00; «sete» ao preço de 3$00 (cado um); «três» ao preço de 2$50 (também cada) e por último «um» ao preço de 4$00. Num total de 12 livros.

«Lumafero» colocou sobre o pequeníssimo balcão do «alfarrabista» o seu «M. A.», que levara consigo (que continha o «Teste» para fazer os buscas), a carteira e o porta-chaves, e pediu ao senhor «alfarrabista» para este fazer a conta dos livros. Ainda ele não tinha começado, quando «Lumafero» subitamente olha para a porta e vê um outro seu amigo que passa… Correu até à porta e «bradou» ao amigo a fim de se cumprimentarem… Entretanto chega a senhora (esposa do «alfarrabista») e é o marido que lhe diz para ela fazer a conta àqueles livros que se encontravam sobre o balcão, que eram do sujeito que se encontrava ali junto da porta…

(…) Ela «chama» «Lumafero» (que tinha acabado de se despedir do seu amigo) e começa a fazer a conta:

– Ora bem, 4 e 4 são 8; 8 com mais 7$50, faz 15$50 faço-lhe 15$00; portanto 15, 18, 21, 24, 27, 30, 33, 36 e este fica por 4$00, portanto 36 e 4, 40; quarenta escudos certos.

«Lumafero» satisfeito por ter encontrado alguns bons apontamentos para o «Teste», abre a carteira onde tinha quatro notas de 20$00, paga os livros ficando ainda com 40$00 para de tarde ir a mais uma reunião à «Tertúlia Policiária do Palladium» conviver com o «Sete» (o animador das reuniões) e outros bons amigos pois no dia da nossa história era sábado, dia 9 de Outubro de 1976…

Ao chegar a casa verificou que os variados preços dos «M. A.», dependiam também dos preços com que eles tinham sido postos à venda em «primeira-mão». Assim, tinha: «M. A.» (Especial de Natal) de 10$00, a 5$00; «M. A.» de 7$50, a 4$00 (cada um, evidentemente); de 6$00 a 3$00 e de 5$00 a 2$50. Acontece porém, que, ele ao conferir o custo dos livros (pois tinha que apresentar contas ao seu amigo), contava apenas 37$50; Menos 2$50 do que tinha pago. Voltou de novo a contar e novamente 37$50!? Parecia impossível! Sentando-se num sofá próximo de si, começou o pensar no «enigma» em que se encontrava, colocando as «cinzentas» a trabalhar:

– Se eu paguei 40$00 pelo total dos livros e ainda com descontos (embora mínimos que fossem), como pode ser possível agora, conferir as contas, dar-me 37$50 (sem descontos alguns??)…

Mas repentinamente olha para a mesa onde se encontravam os livros e exclama todo risonho:

– Cá está!! Foi isto mesmo, vou já esclarecer a senhora…

 

PERGUNTA-SE:

1 – Que pretendia ele esclarecer?

2 – Como acha que se deve ter passado o caso?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO