Autor

O Gráfico

 

Data

18 de Outubro de 1985

 

Secção

Detective [6]

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

MAIS UM ASSALTO!...

O Gráfico

 

Lisboa, 2 de Abril de 1984.

Félix sempre foi um rapaz muito metódico e educado. Nunca o vimos faltar com o respeito a ninguém e está sempre bem disposto ajudar os necessitados. É contra a violência, adora a Paz e a compreensão entre as pessoas!

É estudante do 11º ano de escolaridade e tem apenas 17 anos de idade. Por estarmos habituados a vê-lo sempre calmo, alegre e bem disposto estranhamos quando o vimos vermelho como um pimento e a gritar por todos os lados!...

 

«– Malditos ladrões! Assaltaram a casa das minha madrinha!...»

Félix reside com os padrinhos de baptismo desde os seus tenros dez anos. Acabou em Vila Nova de Ourém o 4º ano da escola primária e veio para Lisboa estudar, usufruindo de melhores condições para se formar em Engenharia Química! Tão simples é a sua maneira de estar na vida que não liga muito à sua indumentária. Quase sempre anda vestido de «Blue Jeans» e, desde miúdo, usa sempre uma camiseta interior! Presentemente possui quatro: Uma branca, uma azul-claro, uma crê-me e uma vermelha com riscas brancas. Ele é incapaz de vestir qualquer peça de roupa sem primeiro aconchegar o corpo com uma camiseta.

(…) Mais calmo, Félix contou-nos que na noite anterior, alguém tinha assaltado a residência do seu padrinho, aproveitando a ausência total de pessoas em casa! Curiosamente não roubaram jóias nem artigos de muito valor!... Limitaram-se a roubar roupas, comida e pequenos objectos que adornavam a casa. Félix, nem por isso se podia queixar, pois, da sua parte, roubaram-lhe um par de sapatos, umas calças de ganga e alguns livros policiais e de estudo. Isto, por enquanto… Visto que não se dera ao trabalho de fazer uma busca minuciosa para verificar se lhe faltava mais alguma coisa… Foi à noite, quando chegou a rasa que deu por falta duma camiseta…

 

– «Madrinha, onde está a minha camiseta branca?...»

– «Procura na tua gaveta porque a roupa está toda lavada!...»

«Lá não está! Já procurei!... Só encontro a encarnada, a creme e a azul clarinho!...›

– «Então, não sei…»

– «Bolas! Vou tomar banho e queria vestir a branca! Que será feito dela?... Ah, já sei!...»

 

É evidente que pelo conteúdo da história e sabendo aquilo que aconteceu, os nossos caros «Sherlocks» facilmente se aperceberão, afinal, onde estava a camiseta branca!??...

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO