Autor

O Gráfico

 

Data

3 de Setembro de 2022

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

1º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Prova nº 1

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO

O Gráfico

 

Num evento realizado pelo Blogue do “Repórter de Ocasião”, vulgarmente conhecido como “Blogue RO” houve espaço para se homenagear os melhores e mais distintos fotógrafos seguidores e os distinguidos foram Zablita Mariazita, Ricardo Matos, Maria Teresa Rodrigues, Pedro Monteiro, Katya Nogueira e Domingos Paixão da Eugénia. Todos receberam lembranças, o convívio foi excelente, como sempre, tiraram-se muitas fotos e após o repasto e antes da entrega dos prémios, os homenageados foram convidados pelo “Patrono” (RO, cognominado por António Valdemar Pinto) para dizerem quais os momentos e os temas que mais gostam de fotografar! As palavras dos intervenientes foram registadas pelo Blogue RO que passamos a “retratar”:

ZABLITA MARIAZITA, ipse dixit:

– Ai, o que eu mais gosto de fotografar são as paisagens de Coja, a “Cidade do Pretor”, os seus campos verdejantes e o aspecto veraneante da sua praia fluvial.

RICARDO MATOS, ipse dixit:

– Adoro fotografar os meus miúdos a quem dou treino no futebol! Tenho muitas recordações deles tanto nos treinos como nos jogos que se realizam! A melhor foto que tenho é num desafio de futebol de 11, Juvenis, quando um jogador marcou um golaço…!

MARIA TERESA RODRIGUES, ipse dixit:

– Eu gosto de fotografar as praias Algarvias, especialmente de Armação de Pêra, onde passo muito tempo! Adoro o Algarve, onde nasceu António Aleixo, o Poeta, a 18 de Fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António.

PEDRO MONTEIRO, ipse dixit:

– Eu adoro pescar e fotografar douradas com 5 quilos… uf! Mas também gosto de obter fotos de desporto, nomeadamente de futebol, andebol, râguebi, aquela modalidade com equipas de 13 ou 15 jogadores de cada lado, que se joga com uma bola oval, com os pés ou com as mãos e também o basquetebol! Adoro tirar fotos em jogadas sublimes.

KATYA NOGUEIRA, ipse dixit:

– Ah, eu também tenho o desporto como o meu tema favorito para obter fotografias de grande qualidade, até porque tenho dois filhos, menino e menina que são futebolistas! Mas… adoro o atletismo, também, e as melhores fotos que realizei são aquelas que obtenho nas provas de 100 e 200 metros, de velocidade, quando tiro fotos, ao mesmo atleta, no momento da partida e da chegada! São extraordinárias!! Os rostos dos vencedores ficam maravilhosos!

DOMINGOS PAIXÃO DA EUGÉNIA, ipse dixit:

– Oh, pá… estão mesmo a ver que o local que eu mais gosto de fotografar é a minha querida Zebreira, uma povoação do município de Idanha-a-Nova, Beira Baixa. Tenho imensas fotografias do magnífico Pelourinho de Zebreira que está localizado no Largo da Praça e que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933… vejam lá!? E foi construído em 1686.

 

...Após estes discursos, os Inspectores RODRIGUINHO e FIDALGO que estavam presentes no Convívio, por convite especial, olharam-se mutuamente, franziram o nariz e… sorriram para todos os confrades presentes… pois no meio de tantas palavras… alguém, dos fotógrafos homenageados… MENTIU!

 

PERGUNTA-SE:

1 – Entre os fotógrafos homenageados quem mentiu nas suas declarações? Diga o seu nome.

2 – Esclareça e justifique qual foi a mentira… ou mentiras… encontradas nos discursos dos fotógrafos homenageados.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO