Autor

O Gráfico

 

Data

7 de Outubro de 2022

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

1º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Prova nº 3

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

Solução de:

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

O Gráfico

 

1 – Ora, estamos perante um caso de abuso de confiança e salta à vista que os Autores do assalto ao Património de Teresa Silva foram os seus próprios amigos, fascinados que ficaram pelas preciosidades encontradas na casinha! Improvável suspeitar-se da própria Teresa Silva ter simulado o roubo… para receber os valores do seguro e ficar, ao mesmo tempo, com os seus objectos valiosos porquanto é dito na narração do texto que ela adorava o seu “Património”, era mesmo a sua “praia” e orgulhava-se imenso daquele seu lugarzinho paradisíaco! Teresa Silva para simular o assalto nunca o faria com pessoas, suas amigas, a morar lá… porque poderia ser descoberta na sua acção… teria outras e tantas oportunidades para fazê-lo, com maior serenidade e tranquilidade!

1a – Os Inspectores Fidalgo e Rodriguinho antes de entrarem em casa pisaram os vidros estilhaçados que estavam nos mosaicos de mármore, no lado de fora, lá dentro o chão estava limpo… isto revela que a porta de vidro foi partida do lado de dentro… para fora! Se tal sucedesse por alguém vindo do lado de fora… os vidros estilhaçados estariam dentro da casinha!! Sintomático. 

1b – Neste caso… quem poderia partir a porta envidraçada de dentro de casa… para fora…!? Só os actuais ocupantes da casa… o casal amigo de Teresa Silva! São os culpados do roubo!

1c – A porta não estava fechada, à chave, mas o casal disse que a trancou quando foi para a praia… logo, os ladrões, como poderiam entrar facilmente e sair com os produtos do roubo, pela porta envidraçada, partida, não tinham necessidade, nenhuma, de destrancá-la… até porque não tinham a chave necessária e não há sinais de fechadura danificada! Portanto, o casal mentiu!

1d – Tudo parece ter acontecido, desta maneira: O casal partiu a porta envidraçada, de dentro para fora da casa…, os vidros estilhaçados, no lado de fora, são a prova disso mesmo…, para dar a entender que os ladrões tinham entrado, por ali…, depois destrancaram a fechadura…, para dar a entender que os assaltantes a desbloquearam, para entrar e sair, mais à vontade, de porta aberta, com os utensílios “desviados”…, roubaram tudo e esconderam o produto do assalto! Depois telefonaram à sua amiga (?) Teresa Silva a contar que a casinha fora assaltada!

1e – Os experientes Inspectores Fidalgo e Rodriguinho é que não foram nesta “conversa”… pois os vidros partidos, no lado de fora, indicaram, no imediato, que, ali, houve tramóia… mais tarde, perante estas evidências e interrogatório “apertado”… os verdadeiros assaltantes e ocupantes da casinha… tiveram de devolver tudo… perante o assumir de culpabilidade e… a extraordinária casinha de Teresa Silva ficou como dantes… maravilhosa e magnífica!!

© DANIEL FALCÃO