Autor

O Gráfico

 

Data

2 de Maio de 2023

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

2º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Problema Policiário nº 1

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA

O Gráfico

 

Quando o Inspector Rodriguinho conseguiu aquilo que mais desejava na sua vida… tornar-se Inspector da Polícia Judiciária viajou com o seu indelével amigo e Ajudante Lumafero… até Inglaterra para realizar um estágio com os seus colegas Inspectores Ingleses aproveitando, ao mesmo tempo, para visitar o número 221-B da famosa Baker Street, em Londres, residência imaginária do extraordinário Detective Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, isto antes de 1990… quando foi criado o Museu Sherlock Holmes.

 

 

Museu Sherlock Holmes

O Museu Sherlock Holmes (em inglês: Sherlock Holmes Museum) é um museu privado britânico dedicado ao detetive ficcional Sherlock Holmes. Foi fundado a 27 de Março de 1990 e está situado na Baker Street, em Londres, Inglaterra, na mesma rua onde Arthur Conan Doyle fez residir Holmes na fictícia 221B. Atualmente o museu é gerido pela Sherlock Holmes Society of England, uma organização sem fins lucrativos.

O museu possui exposições de itens de várias adaptações diferentes de Sherlock Holmes e recriações de cenas da série Sherlock Holmes de 1984 da Granada Television.

In WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre

 

 

Uns quantos casos, de muito fácil resolução, lhe foram propostos pelos Inspectores Ingleses, para testar as capacidades dedutivas e culturais do Inspector Rodriguinho e do seu Ajudante Lumafero e um deles… foi este:

 

Numa vivenda isolada em determinado local o seu proprietário foi encontrado morto com uma faca espetada no peito! Verificava-se com facilidade que existiu luta entre vítima e assassino e que após o acto consumado o corpo foi deixado ao abandono, porém o homem, antes de expirar, conseguiu arrastar-se e agarrar um pequeno cinzeiro, de barro, que tinha como fundo a cabeça de um javali… como tentando dar uma pista à Polícia Judiciária… do nome de quem tinha sido o seu assassino! Quando o cadáver foi encontrado o objecto ainda se encontrava na mão direita do morto! E foi precisamente… com esse indício que os Inspectores ingleses descobriram o homem que matou o proprietário daquela isolada vivenda! Agora… o desafio estava lançado ao Inspector Rodriguinho e ao seu sagaz Ajudante para concluírem se os Portugueses eram tão bons como diziam… a solucionar casos bicudos!

Os nomes dos suspeitos, após várias investigações, eram os seguintes:

Washington Ethan Cigar – Homem alto e forte que só fumava charuto. Familiar do assassinado.

Clayton Everton Ashtray – Empresário de uma Fábrica de Cerâmica e não era fumador. Tinha negócios com o morto.

Cleiton Chain-Smoker – Revendedor de barro com o vício de fumar desde a adolescência e que tinha um bom relacionamento com a vítima.

Taylor Innocent Tobacco – Proprietário de um Talho que fumava três maços de cigarros num só dia. Vendia fiado ao morto, mas não eram amigos.  

Num dossiê apropriado para o caso… estavam todas as declarações destes quatro suspeitos e o nome do acusado pela Polícia Metropolitana de Londres que após interrogatório confessou ter sido ele o assassino! O Inspector Inglês que possuía os respectivos documentos, material entretanto arquivado, tinha-o bem guardado, debaixo do braço e olhava com um sorriso trocista para o seu amigo Português!

– Vocês devem estar, mesmo, a gozar connosco! Mais simples do que este caso… não pode existir! – proferiu o Inspector Rodriguinho enquanto tirava da cabeça o seu chapéu peculiar e passava os dedos indicador e polegar, da mão direita, por baixo do seu bigode.

De imediato segredou umas breves palavras ao ouvido do seu Ajudante Lumafero que parou de tomar apontamentos e exclamou:

– Oh, claro, meu Inspector! Sem dúvida. Eu sou bom é em Francês!

Nem necessitaram de regressar à Scotland Yard para encerrarem o teste… o assunto terminou logo ali e todos riram às gargalhadas!

 

…Agora é a vez dos decifradores e solucionistas do Blogue do “Repórter de Ocasião” (RO), dizerem de sua justiça perante esta morte com um indício enigmático! Apresentem a sua resposta/solução indicando o nome do assassino do proprietário justificando o porquê da sua escolha entre os suspeitos.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO