Autor

O Gráfico

 

Data

2 de Junho de 2023

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

2º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Problema Policiário nº 2

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

TESTAMENTO ENCRIPTADO

O Gráfico

 

Um antigo proprietário de uma gigantesca e bem organizada empresa corticeira, já de idade avançada, esperava que os seus descendentes – quatro filhos e seis netos, todos rapazes! – continuassem o negócio com que fizera riqueza e realizara o bem-estar e todas as melhores condições financeiras aos seus familiares, porém sentia que os seus herdeiros, alguns igualmente já próximos de se reformarem…, não queriam saber do assunto e dos seis netos… apenas três… se mostravam interessados em dar continuidade ao sucesso do avô! Ora… o ancião inclinava-se para deixar a fortuna a todos, mas a gerência da empresa pretendia atribuir a um só neto… aquele que mais adorava e sentia que seria o mais indicado para conduzir os seus honrosos destinos! Porém não queria decidir, em vivo, o nome do nomeado, em testamento, para ficar com o seu legado e um dia… reuniu a família e entregou apenas a cada um dos netos interessados uma carta fechada… ordenando que somente a deveriam abrir… quando ele falecesse!! Adiantou que a fortuna podia ser dividida por partes iguais entre todos, os seus filhos e netos, mas quanto a chefiar a empresa… a administração ficaria a cargo do descendente que estava mencionado dentro daqueles envelopes cujas mensagens eram iguais!

…Todos concordaram e guardaram as respectivas cartas! Até que um dia… passados alguns meses o proprietário morreu naturalmente, tinha 92 anos, e os netos, em simultâneo e na presença de todos… abriram as cartas… surpresa total… os escritos estavam encriptados com uma mensagem, a anteceder, bem legível que dizia: “Dá um passo em frente e… boa sorte!e logo de seguida:

 

CDHVN NR CDRSHMNR CZ DLOQDRZ OZQZ RDQDL CHQHFHCNR ODJN EQZMBHRBN

 

O proprietário tinha sido muito inteligente… em escrever em código… não fosse um dos netos abrir o envelope… antes da sua morte… o pior é que ninguém conseguia decifrar a mensagem encriptada… e como tal tiveram de pedir ajuda aos famosos e perspicazes Inspector Rodriguinho e Ajudante Lumafero que eram os peritos da zona a desvendar casos complicados! Ora… perante os escritos codificados e ao ler todas as palavras deixadas pelo ancião… o notável Inspector Rodriguinho e o sagaz Ajudante Lumafero resolveram o assunto… num abrir e fechar de olhos! Olharam para as letras… realizaram um exercício mental lógico e em segundos, sorriram um para o outro, piscaram o olho e revelaram, explicando minuciosamente aos herdeiros, a descodificação da mensagem! Muito simples. O tempo estava quente e ainda havia tempo para ingerirem umas “loiras” no café central lá da zona onde residiam. Mais um caso resolvido!

 

…Agora é a vez dos decifradores e solucionistas do Blogue do “Repórter de Ocasião” (RO), descodificarem esta mensagem enigmática baseando-se nos dados lançados no texto! Apresentem a mensagem descodificada, bem legível, e indiquem como chegaram a essa conclusão.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO