Autor

O Gráfico

 

Data

2 de Outubro de 2023

 

Secção

Repórter de Ocasião

 

Competição

2º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária

Problema Policiário nº 5

 

Publicação

Blogue Repórter de Ocasião

 

 

Solução de:

INSPECTOR RODRIGUINHO INVESTIGA - MATARAM O GULLIVER

O Gráfico

 

Jorge Baixinho, apesar de se mostrar fiel ao João Silvestre (o “Gulliver” desta história) foi ele quem disparou sobre a vítima e mentiu descaradamente nas suas declarações porque… se afirmou não distinguir, ao longe, quem disparou, era quase noite, jamais poderia saber tratar-se de um daqueles dois… que incriminou... Joaquim ou José.

Se a vítima estava de joelhos quando levou com o tiro, estando o seu assassino de pé, a bala nunca poderia ter entrado pelo seu queixo e sair pelo occipital… aconteceria precisamente o contrário… a bala entraria pela parte superior do crânio, talvez testa e sairia pela parte de trás… do pescoço! É sabido que o João, o José e o Joaquim eram todos de elevada e semelhante estatura!!

O Jorge Baixinho, sendo pequenino, considerado anão e minorca, com metade da altura do João Silvestre, arreliado pelas constantes provocações do “Gulliver”, aproveitou aquela ocasião para se vingar e dar-lhe um tiro… devido à sua baixa estatura desferiu o disparo de baixo para cima apanhando de surpresa o “Gulliver” a bala entrou pelo queixo e saiu pelo occipital! Ficou próximo do corpo e atirou a arma de fogo para o meio de um dos arbustos que se situavam próximos! Como não foi mencionado nenhum invólucro no local do crime depreende-se que a arma utilizada foi um revólver que não o ejecta após o disparo! Ou usou uma pistola e recolheu a cápsula ejectada… que não é mencionada no local do crime! Depois, quando chegaram o “Fortalhaço” e o “Musculoso” engendrou a sua história… que não convenceu o Inspector Rodriguinho nem o seu Ajudante Lumafero peritos em desvendar crimes, roubos, casos complicados e outras coisas mais! Caso o “anão” assassino não usasse luvas… uns posteriores exames às suas mãos revelariam partículas de pólvora provenientes do disparo! Uma busca aos arbustos próximos resultaria na descoberta da arma utilizada para vitimar o “Gulliver” e provavelmente com as impressões digitais do autor do crime!

© DANIEL FALCÃO