Autor

O Morcego

 

Data

26 de Maio de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [115]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [191]

 

 

Solução de:

QUEM DIRIA QUE NUMA AULA DE MATEMÁTICA…

O Morcego

 

Neste problema, para quem quisesse ler, eu dava uma indicação quando dizia «que se passava numa aula de matemática»... Isto deveria levar os solucionistas a procurar algo que se relacionasse com a disciplina.

E isso estava bem à vista: «tabelas de verdade da implicação». A partir daí, ou o leitor sabia ou… procuraria informar-se… E encontrando-as, verificaria que as «tabelas de verdade» são sempre as mesmas para todos os casos. Isso pode confirmar-se num compêndio de Matemática do 1.o Ano do Complementar dos Liceus.

E se começássemos a esquematizar um quadro, verificaríamos «que a implicação só é falsa quando a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição for falsa. De resto, a implicação é sempre verdade». Apareciam-nos assim duas permissas.

Depois, elaboraríamos um outro quadro para aplicarmos as tabelas de verdade com todas as hipóteses possíveis, e aos lados as permissas. Preenchendo esse quadro com os nomes e todas as hipóteses possíveis, iríamos depois usar nele as permissas.

E depois desse trabalho, bastava compararmos todas as soluções das permissas e quando encontrássemos uma linha em que todas as permissas estivessem em Verdade, aí estaria a solução.

E através deste sistema encontraríamos que

– João é polícia

– José é detective

– Jorge é advogado.

© DANIEL FALCÃO