Autor

Onut

 

Data

2 de Agosto de 1979

 

Secção

Mistério... Policiário [228]

 

Competição

Torneio “4 Estações 79” | Mini C - Verão 79

Problema nº 6

 

Publicação

Mundo de Aventuras [304]

 

 

O LADRÃO MARCADO…

Onut

 

Elfrida, ao sul do Arizona… 1876.

No tribunal local, vai dar-se início a um julgamento de dois indivíduos, ambos suspeitos de ser intervenientes no misterioso assalto ao Banco local, dois anos antes…

O xerife da cidade, Dan Duster, havia-os apanhado agora após dois anos de intensas buscas. Como pista, sabia apenas que o assaltante tinha uma cicatriz em forma aproximada de «S» na mão esquerda, pormenor que era idêntico nos dois suspeitos os quais alegavam estar inocentes.

O xerife sabia que o assaltante era um dos dois, mas qual?... Esperava descobri-lo agora, ao ouvir as declarações dos suspeitos.

Walt Chance, o primeiro suspeito, era um sujeito rude com cadastro por vários assaltos. Depois de ser interrogado e acerca da proveniência da cicatriz, respondeu:

– Estou inocente; esta cicatriz, foi devida a uma luta num «saloon», aqui há uns três anos atrás, e foi-me feita com uma garrafa partida.

Sam Berryman, o outro suspeito, de aparência débil e franzino, respondeu assim ã mesma pergunta:

– Estou inocente; sou do Este e vim para cá há mais de quatro anos altura em que me empreguei num rancho, onde apenas trabalhei duas semanas, devido a um golpe que fiz quando montávamos uma cerca de arame farpado. E foi esse golpe que me originou a cicatriz; foi em 72, lembro-me perfeitamente!

Depois de mais algumas perguntas, o juiz resolveu absolvê-los por falta de provas, afirmando que o factor da cicatriz não chegava, pais podia arriscar-se a condenar um inocente e soltar o culpado.

Mais tarde, já no escritório, o xerife pensava ainda no caso, aborrecidíssimo. Dirigiu-se para uma pequena estante a consultar uns livros, quando, de repente teve uma ideia… Folheou rapidamente um livro, parou numa página, e exclamou:

– Já sei! Já sei que aquele indivíduo mentiu… Portanto…

 

1 – Quem acha que foi o criminoso?

2 – Porquê? Aqui, como deve fazer sempre, explique pormenorizadamente a sua opinião.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO