Autor

O Vampiro

 

Data

9 de Setembro de 1976

 

Secção

Mistério... Policiário [78]

 

Competição

Interregno...

Prova nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras [154]

 

 

Solução de:

A MENTIRA

O Vampiro

Solução apresentada por Johnny Hazard

1 – Não! Quanto a mim, não são eles os culpados.

2 – Porque o Sr. Robinson no seu desejo mórbido de os acusar, engendrou tudo muito bem, desde o soco no olho até ao treino nocturno que ele provavelmente sabia que os rapazes fariam para a corrida de obstáculos, mas… esqueceu-se que DE NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS!...

a) Calças vermelhas e sapatos castanhos não se distinguem de noite. Ou melhor não se diferenciam…

b) Calças azuis escuras e camisa castanha idem, idem, aspas, aspas…

c) Se o outro tipo estava a 15 ou 20 metros de distância como o texto o diz, o sr. Robinson não o poderia ver…

d) E, se uma pessoa não se pode ver a essa distância muito menos se pode afirmar o comprimento do cabelo!...

Há, ainda mais alguns pequenos pormenores que embora não cheguem a prejudicar a opinião do detective EVANS, saltam contudo à vista do leitor, como «coisas esquisitas»

e) Mas que raio de hora eles foram escolher para treinar. Duas da manhã imagine-se…

f) E então o treino de obstáculos seria a saltar as campas e as cruzes! Enfim, pormenores do autor... SAIA UMA CRÍTICA!

 

 

COMENTÁRIO por F. A. Tavares

 

Na generalidade, «A Mentira» parece-me um problema muito razoável, bem estruturado na sua forma de conto policiário, com uma chave bem pensada, embora um pouco descoberta, até pelo título, a sugerir que algumas coisas estão em contradição, no texto.

Constitui, por outro lado, um autêntico teste de observação.

Por isso, e recorrendo às classificações propostas por Artur Varatojo, no «ABC Policial N.o 2», considero que «A Mentira» se pode apontar como exemplo de problema de contradição e de observação.

Passando da generalidade para o pormenor, já alguma coisa de condenável aparece no problema

Em primeiro lugar o título: penso que nos problemas policiais ou policiários, o título, se for usado como parte integrante da chave, deve sê-lo no sentido de encobrir e não de pôr sob a vista essa mesma chave. «A Mentira» facilita o trabalho do solucionista que se põe logo à procura de qualquer coisa que os intervenientes afirmam e que possa estar em contradição com o texto.

Em segundo lugar, a gramática: sou dos que ainda se preocupam com a gramática, seja no que diz respeito à ortografia, seja no que diz respeito à sintaxe. O Autor cuidou pouco a ortografia do texto.

Em terceiro lugar, há situações insuficientemente definidas como o grau de escuridão, por exemplo, que levou alguns solucionistas a interpretar de modo muito pessoal o texto proposto.

Em conclusão, um problema com algum mérito, um Autor que me parece dever continuar a produzir, mas – é fundamental – a rever as suas produções com muito cuidado, antes de as enviar para selecção e publicação.

© DANIEL FALCÃO