Autor

Pal

 

Data

17 de Outubro de 1986

 

Secção

Detective [10]

 

Competição

1ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada

Problema nº 4

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

Solução de:

MATARAM O GENERAL

Pal

Solução apresentada por Zé Maio Jr.

1 – O General foi morto pelo mordomo.

2 – O mordomo matou o General porque estava farto de aturar os seus ataques de ira e os vexames a que era submetido, como naquela tarde, em que o General atirou com o serviço de chá quando o mordomo o acordou.

Não foi ninguém de fora porque não havia marcas na neve, o mordomo não abriu a porta a ninguém, ninguém mais tinha a chave da casa – nem os dois irmãos a quem o General era muito dedicado. Se fosse um ladrão com uma gazua levava alguma coisa e nada foi roubado.

Pela janela não entravam porque o General, com gripe, devia ter a janela fechada. Não se encontrou qualquer escada – o gabinete era no 1.º andar – nem marcas de pés vindos da neve no chão do gabinete. Pela árvore não dava porque os ramos junto à janela não aguentavam o peso de uma pessoa.

O mordomo matou o General quando foi levar o chá, aproximadamente às 17 horas, como confirmou o médico.

Matou-o com uma estalactite que arrancou da árvore cujos ramos estavam perto da janela. Arrancou-a depois do General ter atirado com o serviço ao chão; como estava do lado da janela, abriu-a, arrancou a estalactite, cravou-a no General, apanhou os cacos e enxugou o chão. Foi para a cozinha, onde ficou com a cozinheira. A estalactite derreteu-se com o calor do corpo e molhou as roupas cio General; ao derreter-se diluiu o sangue que correu do ferimento.

A janela ficou aberta para simular uma vinda do exterior, mas já vimos que isso era impossível.

Prenda-se o mordomo! (Como é hábito, não havendo sobrinho.)

© DANIEL FALCÃO