Autor

Papillon

 

Data

4 de Fevereiro de 1982

 

Secção

Mistério... Policiário [340]

 

Competição

Torneio “Dos Reis ao S. Pedro” - 82

Problema nº 2

 

Publicação

Mundo de Aventuras [434]

 

 

O IATE AFUNDADO…

Papillon

 

O inspector Tony Moura fora chamado a resolver mais um dos seus sofisticados casos…

Desta vez, tratava-se de um possível caso de inveja, em que o respeito entre dois irmãos tinha sido abalado…

Tony Moura dirigiu-se a casa dos dois rapazes, onde encontrou o pai, homem com idade avançada, mas muitíssimo bem conservado, que se lhe dirigiu assim:

– Pedi-lhe para cá vir, para arbitrar uma questão azeda entre os meus dois filhos, embora no fundo sejam muito amigos. O caso é este: no mês passado, Rui e João alugaram um iate e fizeram um pequeno cruzeiro. A meio da viagem, Rui encontrou urna garrafa, dentro da qual estava um pedaço de pano com indicações geográficas… Parece que desconfiam um do outro, por isso quero que oiça a versão de cada um deles.

João, um rapaz de vinte e cinco anos, contou a sua versão, primeiro. Disse:

– Estávamos na maré baixa, numa calmaria ao largo de uma pequena ilha. Eu estava no salão quando reparei num pequeno rombo no costado, menos de 15 centímetros acima da linha de água. Fiz um tampão para, vedar o buraco, com um pedaço de pano que encontrei debaixo da secretária, sem reparar que era o mapa. Não sei como é que ele tinha ido ali parar. Só sei que quando a maré subiu, o mapa molhou-se e estragou-se.

Rui, o mais velho, contou uma versão totalmente diferente da do irmão. Explicou:

– João estava ofendido porque fui eu que encontrei o mapa e não prometi, de imediato, partilhar com ele o tesouro… se o houvesse! Vi-o esgueirar-se do salão e atirar qualquer coisa ao mar, um pedaço de pano amachucado e feito numa bola… Cheio de suspeitas, mergulhei e apanhei-o, e embora a água estivesse calma e transparente como vidro, foi tarde de mais, pois o mapa estava estragado…

Quando o pai dos rapazes ficou novamente sozinho com o inspector, confiou-lhe:

– Não posso confirmar a história de João acerca do buraco, pois o barco afundou-se no dia seguinte. E não posso nem consigo descobrir qual dos dois está a mentir…

 

Pergunta-se:

1º – Diga qual dos dois irmãos está a mentir.

2º – Porquê (explique convenientemente).

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO