Autor

Pata Lógika

 

Data

23 de Fevereiro de 1978

 

Secção

Mistério... Policiário [154]

 

Competição

Torneio “Sete de Espadas"

Problema nº 4

 

Publicação

Mundo de Aventuras [230]

 

 

O TESOURO DE XERXES

Pata Lógika

 

3 de Outubro de 1977. Depois de infrutíferas buscas nas numerosas ilhas do Mar Egeu, o famoso arqueólogo Dr. Seixo Pedregulho Rocha Calhau encontra-se desta vez na ilha de Cíclades, onde espera, finalmente encontrar um lendário tesouro perdido. Segundo ele, o tesouro teria sido transportado há milénios por um navio da frota de Xerxes, o «Ariana» que fora saqueado e afundado pelos persas, que teriam escondido algures, no Mar Egeu, o valioso produto do saque.

Era como procurar agulha em palheiro, mas desta vez o Dr. Rocha Calhou tinha a certeza de encontrar o tesouro perdido do «Ariana».

O arqueólogo e os homens que carregavam as pás e os apetrechos necessários encontravam-se fatigados e quase a atingir o desespero após uma caminhada de centenas de metros através de tortuosas passagens de um labirinto húmido e estreito construído nos subterrâneos de um antigo templo. Estavam quase a desistir quando, repentinamente, se encontraram diante de três colossais portas de pedra completamente cobertas de maravilhosos frescos que anunciavam a proximidade certa do tesouro. Por cima da porta do meio via-se uma placa com estes estranhos caracteres:

 

 

O Dr. Rocha Calhau sabia que era, «agora ou nunca»

– Uma destas portas leva-nos à câmara do tesouro. Mas qual? Não é agora, que estamos tão perto, que vou desistir.

Durante certo tempo manteve o olhar fixo na porta do meio… O seu cérebro devia trabalhar a altas velocidades… O «programador» buscava freneticamente o «programa» que metido no seu «computador cerebral» lhe daria a «chave» para abrir uma das portas…

Foi então que, após imensos rabiscos e substituições num papel, ordenou, excitado:

– Derrubem aquela porta!... É ela que nos leva ao tesouro!

 

Aqui, eu que também estava interessada no desenrolar da história, meti-me na pele do arqueólogo e tentei, eu própria, agir como ele fizera… Para tanto, comecei por pensar que… Ah, pois é… Já tinha lido umas coisas sobre…

Mas agora reparo… Se me vou pôr com explicações, vou tirar todo o interesse da busca, da compilação, até do próprio raciocínio, ao leitor… E é isso que eu não quero.

Como em muitos outros problemas, de lógica ou raciocínio, os dados estão todos no texto. Claro que são necessários conhecimentos ou, pelo menos, saber onde procurar e o que procurar… como é conveniente saber qual a ponta da meada por onde é necessário pegar e puxar…

 

Para não perder mais tempo:

1 – Qual a porta que o Dr. Rocha Calhau mandou derrubar?

2 – Explique, correctamente, como chegou a essa conclusão.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO