Autor

Paulito

 

Data

17 de Setembro de 1981

 

Secção

Mistério... Policiário [323]

 

Competição

Torneio “Do S. Pedro ao Natal”

Problema nº 2

 

Publicação

Mundo de Aventuras [414]

 

 

UM MORTO NA RUA

Paulito

 

José Marques caminhava pela rua, com algum movimento àquela hora… De uma esquina, a gatilho de uma arma com silenciador, é apertado… Uma bala que parte e o José Marques que cai… Alguns populares correm para o corpo caído de bruços, mas nada podem fazer… José Marques deixou de viver.

Alertada a Polícia, vem depois o caso a ser entregue ao Inspector Cardoso. Da rotina do meio, e após quatro horas de investigações sumárias, foram joliradas quatro testemunhas, com algo «que contar»… Suspeitos!... «Suspeitos» por conhecerem o morto e estarem naquele momento, naquela rua…

Os quatro foram interrogados na esquadra pelo Inspector da Judiciária e das suas declarações algumas ideias vão ser extraídas:

 

1º Suspeito – Manuel Dias: «…Ia a passar na rua quando viu José Marques cair e algumas pessoas correrem para ele…».

2º Suspeito – Mário Pereira: «…Estava a falar com o Tavares Rodrigues na esquina da Pastelaria e não deu por nada… Só depois do ajuntamento se apercebeu de algo de anormal…».

3º Suspeito – José Lopes: «…Descia o passeio, pelo lado esquerdo, o dos Bancos, quando ouviu o estampido de um tiro… Depois gente que corria… e também foi ver…».

4º Suspeito – Tavares Rodrigues: «…Confirma o testemunho do Mário Pereira e acrescenta que também eles se aproximaram do ajuntamento e descobriram o amigo…».

 

O inspector Cardoso que relia estas declarações no seu gabinete tocou a campainha repentinamente e falou consigo mesmo: – «Pois é!... Entre tantos, só….».

A ordenança entrou: – «Chamou, Inspector

– Se a minha campainha tocou, chamei!... Faça-me favor de dizer ao meu adjunto para que vá buscar o

 

Pois é! Alto lá, inspector! A «malta» do «M. A.», apesar de novata, está atenta e vai responder às duas perguntas da praxe com que é norma encerrar os nossos problemas.

E essas perguntas dão mesmo seguimento ao raciocínio do inspector… Duvidam? Então vamos a elas… Verifiquem…

1 – Qual dos suspeitos o inspector mandou buscar pelo seu adjunto?

2 – Como chegou a essa conclusão? Explique devidamente o seu «porquê».

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO