Autor

Paulito

 

Data

18 de Fevereiro de 1982

 

Secção

Mistério... Policiário [342]

 

Competição

Torneio “Dos Reis ao S. Pedro” - 82

Problema nº 3

 

Publicação

Mundo de Aventuras [436]

 

 

ASSASSÍNIO NO CIRCO

Paulito

 

O inspector Cardoso olhava o morto, que estava caído no chio, à porta de uma «roullotte». O morto era trapezista num famoso circo, que se encontrava, nesse momento, em Lisboa.

Em primeiro lugar falou a esposa da vítima:

– Estávamos aqui dentro – e apontou para a «roullotte» –, quando ouvimos duas vozes a chamar pelo meu marido. Ele veio aqui à porta e, pouco depois soltava um grito. Corri à porta mas não vi ninguém… Só o meu marido estava caído no chão.

Seguidamente, o inspector Cardoso, soube pelo médico que a morte tinha sido causada por um punhal, que penetrara no coração… e que desaparecera!

O inspector virou-se então para outros dois artistas, que ali estavam e que assistiram à conversa, apesar de serem grandes inimigos do morto:

Luís Rodrigues (Ilusionista) – Foi muito bem feito!… Tipos como este não fazem falta alguma. Gostava de conhecer o tipo que lhe espetou o punhal para lhe agradecer. Não fui eu, e é o que me interessa! Estava na minha «roullotte» quando o seu ajudante me foi chamar.

José Lopes (atirava punhais) – Não pense que por saber atirar punhais, fui eu quem lhe espetou o punhal no corpo… Punhal que, aliás, desapareceu, segundo o que ouvi… Estava na minha «roullotte» quando o seu ajudante me foi chamar.

Nessa altura, chegou Carlos Marques, ventríloquo:

– Quero uma explicação para a minha chamada aqui. Estava na minha «roulotte» a ensaiar e o seu ajudante não me disse nada.

Em seguida olhou para o chão e viu o corpo da vítima, o cadáver, afinal:

– O quê?! Foi por isto?1 Mataram-no?! Não fui eu. Como já disse, estava na minha «roullotte», mas gostava de apertar a mão a quem lhe enfiou o punhal no corpo.

O inspector Cardoso olhou novamente pera o cadáver… depois, olhou para os possíveis suspeitos. Eram todos mais ou menos da mesma altura… O José Lopes talvez fosse uns dez centímetros mais alto que os outros dois e uns cinco centímetros mais alto que a vítima.

O inspector Cardoso estava a pensar… a pensar e… chegou a uma conclusão… Palavra que chegou…

 

Da mesma maneira que o inspector Cardoso chegou a uma conclusão sobre o caso, também você, caro leitor, irá chegar a essa mesma conclusão.

1) – Quem acha que se serviu do punhal para matar?

2) – Justifique devidamente a razão da tua resposta.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO