Autor

Paulo

 

Data

17 de Junho de 2012

 

Secção

Policiário [1089]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2012

Prova nº 3 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

RECORDAÇÕES

Paulo

 

A resposta correcta é B – O futebol.

Para responder, e porque nem todos os concorrentes gostam de criptografia, este problema permite aos mais atentos chegarem à solução por duas vias. Uma delas dispensa a descodificação da mensagem.

Primeiro processo:

A resposta pode ser obtida desencriptando a mensagem.

No texto é dito que a assinatura da mensagem é essencial na descodificação, ou seja, John é a palavra-chave.

As pistas, necessidade de uma tabela e palavra-chave, apontam para um método de substituição polialfabética em que cada caracter não é sempre substituído pela mesma letra.

Uma tabela de dupla entrada permite dar a resposta pretendida.

Mas primeiro tem que se escrever a mensagem com a chave por baixo:

 

w

c

w

e

x

l

p

z

x

r

v

z

r

b

n

b

b

d

v

e

c

w

u

t

l

w

u

p

x

p

l

a

o

w

j

n

i

s

y

b

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

j

o

h

n

 

Como a mensagem cifrada indica, pela presença do W e do Y, deve-se utilizar o alfabeto com as 26 letras.

Para descodificar é sempre necessário utilizar o método inverso da codificação e neste caso, deverá fazer-se do seguinte modo:

Na primeira linha escrevem-se as 26 letras do alfabeto, de A a Z; na segunda linha repetem-se as 26 letras do alfabeto, de B a A; na terceira linha, de C a B, até à vigésima sexta, que começará na letra Z e acabará em Y.

Vai-se à primeira coluna da tabela de dupla entrada e na letra da palavra-chave procura-se, na linha correspondente, a letra encriptada. A primeira letra da coluna onde está a letra codificada corresponde à mensagem inicial.

Exemplo:

Para a primeira letra da mensagem, na linha da letra J (Chave) da primeira coluna, procura-se a letra W (cifrada). A primeira letra da coluna onde está o W, a letra N, é a letra da mensagem original.

Para a segunda letra da mensagem na linha correspondente ao O (letra da palavra chave para o segundo carater da mensagem), procura-se a letra C (letra da mensagem cifrada). A primeira letra da coluna onde está o C  pertence à mensagem desencriptada O. Para a terceira letra da mensagem, H, corresponde a letra W, sendo a letra de topo da coluna a letra P; para a quarta letra da palavra-chave, N, corresponde a letra E na mensagem, sendo a letra do topo da coluna correspondente a R; e assim por diante, até à última letra, que será N, a que corresponde a letra B na mensagem, sendo a letra de topo dessa coluna a letra O.

Aplicando a todas as letras a mesma regra fica NOPROXIMODOMINGOSPORTINGCINCOBENFICAZERO, ou, separando as palavras, “no próximo domingo sporting cinco benfica zero”.

Segundo processo:

É dada a informação que lendo a mensagem, e sabendo as informações prestadas pelo autor no texto do problema, se descobre quem escreveu o bilhete. O texto da mensagem terá então que identificar claramente o autor, mesmo sabendo que não existe qualquer nome lá referenciado. Nesse caso, estará no seu conteúdo a solução e este apenas poderá ser atribuído a um dos quatro amigos. Lendo a mensagem escrita, e com as informações prestadas no texto, o leitor deverá conseguir determinar o autor.

Vejamos os temas. Na banda desenhada há dois amigos com uma opinião e outros dois com outra, pelo que a mensagem não poderia individualizar, pelo menos com as informações que são conhecidas no problema.

Relativamente à Marcela e à professora de inglês, os quatro amigos são indistinguíveis.

Resta o futebol, em que um dos elementos é sportinguista e os outros três benfiquistas. Se o texto da mensagem for favorável ao Sporting será possível saber quem a escreveu. Já não se passará o mesmo na situação de ser escrita por um dos benfiquistas.

Como no texto do problema se refere que a descodificação permitiu identificar o autor, apenas surge como possibilidade a mensagem ter sido escrita por um sportinguista, o Pedro, e consequentemente o tema ser o futebol.

© DANIEL FALCÃO