Autor

Paulo

 

Data

21 de Julho de 2013

 

Secção

Policiário [1146]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2013

Prova nº 5 (Parte I)

 

Publicação

Público

 

 

Solução de:

A ODISSEIA DE ÁLVARO DOMINGUES

Paulo

 

A primeira fase da solução consiste em situar no tempo a suposta travessia de África. Para se conseguir essa localização temporal é necessário ter em conta o diálogo entre os dois personagens do texto.

A época do ano em que decorre o diálogo é o chamado "Domingo de Carnaval" ou "Domingo Gordo" do ano de 1970.

Como se pode chegar a essa conclusão?

Considerando:

a) A referência às brincadeiras de Carnaval e ao facto de ser Domingo.

b) A indicação de um mês de Maio muito agitado, em Paris, dois anos antes. Trata-se de uma alusão óbvia ao movimento que ficou conhecido como Maio de 68.

c) A referência ao incidente ocorrido na universidade de Coimbra, no ano anterior e que sucedeu em 17 de Abril de1969.

O passo seguinte consiste em localizar o ano em que presumivelmente foi escrita a carta. 100 anos antes. Estamos então em 1870.

Falta referenciar quais os aspetos existentes no texto da carta que levam à conclusão que esta não poderia ter sido escrita nessa data, mas muitos anos mais tarde, sendo portanto um documento forjado.

1º A menção a Fátima.

O culto religioso no local surgiu apenas depois de 1917. Impossível portanto de ser referenciado numa carta escrita em 1870.

2º A alusão à observação dos sete planetas.

À data em que se pretende ter sido escrita a missiva, eram conhecidos sete planetas. Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno, tendo este último sido localizado em 1846. Até aqui nada de estranho. A questão põe-se no facto de Neptuno não ser observável a olho nu. Úrano embora no limite da possibilidade de observação sem aparelhos óticos, pode considerar-se que poderia ser observado a olho nu, dado que não se sabe se o presumível autor da carta teria ou não problemas de visão.

Como o explorador ficou apenas com uma arma, a roupa e um caderno, não teria qualquer luneta ou telescópio que lhe permitisse observar Neptuno.

Portanto, quem escreveu a carta não poderia ter feito o que está descrito.

3º Na carta há uma palavra que à data não existia. Trata-se da palavra boicote. Esta palavra teve origem no nome do irlandês Boycott e foi introduzida na linguagem falada e escrita ao longo do século XX, mais propriamente durante o conflito italo-abexim (1935-36).

Trata-se de mais um impedimento para que o texto tivesse sido escrito em 1870.

Pode-se então concluir que o documento é falso, tendo sido escrito alguns anos após 1870.

Quanto ao facto de os planetas serem ou não serem visíveis no hemisfério Sul durante o período da viagem, Eugénio, nos extratos da carta que copiou, não fornece elementos suficientes para o sabermos. Apenas poderíamos localizar a viagem entre 1860 e 1870, dado que a única informação fornecida aponta para a partida de Portugal em 1860, o que não chega para analisar a situação nessa perspetiva.

Para finalizar quero indicar qual foi a bibliografia que consultei para escrever resolver o problema. Obviamente que existem muito mais locais onde as respostas poderão ser consultadas, mas as fontes que eu utilizei foram estas. Não é necessário consultá-las todas para se responder corretamente ao problema, bastando uma ou duas. A variedade serviu apenas para confirmação das informações:

– História de Portugal, direção de José Matoso, do Círculo de Leitores;

– História de Portugal em Datas, coordenação de António Simões Rodrigues, de Temas e Debates;

– Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse Selecções, de Selecções do Reader's Digest;

– Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, da Verbo;

– Guia Prático de Astronomia, de Jean Lacroux e Denis Berthier, da Gradiva;

– Diciopédia 2000, da Porto Editora;

– Enciclopédia Universal Multimédia, da Texto Editora.

Em alternativa, basta apenas uma boa enciclopédia e alguma cultura geral.

© DANIEL FALCÃO