Autor

Peter Pan

 

Data

20 de Janeiro de 2012

 

Secção

Correio Policial [16]

 

Publicação

Correio do Ribatejo

 

 

“LIGHTS”

Peter Pan

 

Estava morto. Eu estava morto. Tinha sonhado aquela morte mil vezes. Alguém se abeirou de mim e procurou sinal de vida. Mas nada.

Juntara-se uma pequena multidão entretanto e foi chamada uma ambulância. Eu, para além de estar morto, para dizer a verdade até me sentia bem. Jazia ensopado na rua molhada pela chuva que caíra. As pessoas olhavam-me com pesar e algumas até passavam ao largo, horrorizadas ao perceber a cena. Havia uma violência de espanto no meu estado, misto de incredulidade e estranheza. Eu, morto? Estas coisas afinal só aconteciam aos outros!

Foi nesta turbulência de pensamentos que me puseram numa ambulância e me levaram para o hospital. Daí seguiram-se as formalidades. Levaram-me depois para uma espécie de morgue, numa sala a meia-luz e de aspecto sujo. Havia oito mesas dispostas, em rectângulo, no centro da sala onde descansavam sete corpos à minha espera. Fui colocado num dos lados, virado de frente para a porta única de entrada.

Mais tarde soube que era uma cave, sem luz e sem janelas. Havia só um painel envidraçado que dava para uma sala de espera. Eu, de cabeça tombada para o lado do meu coração, podia ver essa sala. Percebi a existência de um elevador monta-cargas por onde transportavam os cadáveres. Não havia nenhuma outra saída, a não ser, no lado oposto, o vislumbre de um lanço de escadas de serviço que conduziam até à superfície. De um lado desciam os mortos, do outro, seguramente os vivos.

Nessa saleta estava uma vintena de pessoas, algumas sentadas, outras em pé, ou acabrunhadas ou confortando-se entre si. Pareciam não estar a olhar para a sala repleta de cadáveres, como se não pudessem ver para dentro. Os corpos em meu redor pareciam frescos, como eu acabados de morrer. As pessoas pareciam já estar há algum tempo à espera, como se aguardassem alguma indicação para entrar. Reconhecimento dos corpos, pensei. No nosso espaço havia um indivíduo de bata branca que tirava apontamentos, acompanhado de um outro de perfil esfíngico e de capuz. Sinistro. A sua face estava encoberta. O médico, o da bata, parecia embrenhado na escrita, não parava de escrever. Eu olhava sobretudo para a saleta à espera de ver alguém familiar.

– Bem, vamos ver quem é o contemplado… – disse o médico. Algum destes oito há-de poder regressar.

Não percebi o que ele dizia. Por um lado estranhava que aquela gente à espera se juntasse toda ali à mesma hora.

– Olha, Poeira – disse o médico para o outro –, este aqui foi sempre um bandido, morreu como viveu, de forma violenta. Não será reconhecido – apontou para o tipo à minha direita.

– Este era um artista, mas um insatisfeito e um infeliz. Nunca encontrou o que procurava – disse do que estava à direita do anterior. – Conheceu muita gente mas morreu sozinho.

– Todos morremos sozinhos! – sentenciou a Esfinge numa voz cavernosa.

O da bata continuou a sua ronda no sentido do rectângulo.

– Este aqui era um atleta. Velocista. Corria os cem metros bem rápido. Só não escapou do carro que o atropelou – e apontou para o seguinte. Começou a dar a volta ao rectângulo do lado oposto ao meu.

– Este era um judeu conhecido no meio, podre de dinheiro mas que nunca deu nada a ninguém, nem à própria família. Aqui há-de haver gente a bater à porta.

Era curioso verificar que estávamos todos virados de frente para a porta de entrada. O da bata continuou na direcção do corpo que estava à esquerda do judeu.

– Esta menina era uma prostituta. Tão nova e até engraçada. Acabou estrangulada por um patife qualquer. Decerto que ficará por aqui – rematou.

– Este aqui era um vulgar chefe de família. Era um bom homem. Talvez tenha alguma hipótese – apontou para o seguinte.

Depois o homem da bata deteve-se junto ao corpo que estava por detrás de mim.

– Olha, Poeira, este era um pastor afamado que arrastava multidões com o seu dom da palavra. Mas morreu como os outros. É o que tem mais hipóteses de subir à superfície.

A seguir olhou para o meu corpo e para a camisola que eu envergava e que dizia Alundain, um local das minhas muitas viagens.

Ao ser interrompido não chegou ele a dizer quem eu era e que tivera morte súbita, fulminado em plena via pública por um ataque de coração. Foi o momento em que começaram a entrar as pessoas chegadas que vinham identificar os corpos. Primeiro entrou uma mulher que deixou as duas crianças que estavam consigo na sala de espera e se encaminhou para o corpo que lhe era destinado e que estava, como todos, tapado por um lençol; seguiu-se uma outra mulher, muito pintada e com uma saia muito curta de cabedal; veio também um homem de preto e colarinho branco que estivera com um grupo numeroso de pessoas; e logo a seguir um outro de fato de treino; ainda apareceram depois um indivíduo de ar desconfiado, mal-encarado, olhando de soslaio e frequentemente para trás, e uma mulher mascarada de columbina como se viesse directamente do circo; a penúltima personagem a entrar era um homem de chapéu preto num fundo também negro com que trajava e o seu cabelo era muito particular; entrou por fim uma senhora de idade que tinha um ar de extremosa mãe e que como os restantes tomou o seu lugar.

– Agora é que é o momento da verdade. Quem ficar será o último a sair e levará o corpo para a superfície – concluiu.

Houve um momento de “suspense” e de paragem no tempo, antes de o acompanhante do homem da bata começar, um a um, a destapar os corpos.

Fez-se então um estranho silêncio. Com a emoção ninguém se manifestou, eram apenas silhuetas recortadas em silêncio num mar de olhares. Caleidoscópio. Dinheiro, crime, oratória, amor verdadeiro, amor comprado, orfandade, liberdade de espírito e liberdade de corpo. A luz mortiça da sala começou então a aumentar até cintilar e se tornar ofuscante. Era intolerável.

Uma dor penetrante e intolerável. Um a um os presentes foram saindo e, voltando à sala de espera, desapareceram de repente à direita. Onde nós estávamos, apenas uma pessoa permaneceu, impassível. E de repente entre esse corpo vivo e o corpo morto diante de si fez-se uma ponte e formou-se um arco-íris de uma beleza inenarrável. O corpo morto não soube depois o que lhe aconteceu. Não se viu ser empurrado e levado até ao monta-cargas e com ele essa pessoa que o reconhecera. Sentiu apenas do sono profundo emergir uma catadupa de memórias da sua infância feliz e todas as vivências por que passara, como se agora fizessem sentido e nesse vulcão de imagens e emoções estivesse a ser puxado para cima numa torrente irresistível.

Esse corpo viu-se então numa vasta pradaria a perder de vista. À sua frente estavam cravadas na terra sete campas e sete cruzes. Todas tinham o mesmo epitáfio: “Foi tudo uma questão de amor…”

 

Questões a responder:

1 – Dentro do simbolismo emergente do conto e da interpretação do texto, quem subiu à superfície?

2 – Que argumentos aduz para a escolha? Faça as oito associações psicológicas tripartidas referentes aos oito corpos como reforço da sua solução.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO