Autor

Porthos

 

Data

25 de Dezembro de 2022

 

Secção

O Desafio dos Enigmas [155]

 

Competição

Torneio "Solução à Vista!" – 2022

Prova nº 6

 

Publicação

Audiência GP Grande Porto

 

 

O ROUBO NO CAFÉ CERVEJA MALUCA

Porthos

 

O detetive Zacarias Almocreve dirigiu-se para o local do assalto. Era um café denominado Cerveja Maluca. Tinha uma esplanada com três mesas e cadeiras à volta. O detetive Zacarias dirigiu-se para a porta de entrada onde dizia empurre. Após a empurrar, para abrir, viu que o café era pequeno, com poucas mesas e um balcão pequeno. O detetive dirigiu-se à dona do café, que o recebeu dizendo: 

– Obrigado por ter vindo, detetive Almocreve. Roubaram-nos o dinheiro todo, até à última nota. Eu não estava cá, só cheguei há pouco. Se quiser fazer questionários, vai ter de falar com a minha sócia, a Rosália Almeida. Ela está ali ao fundo, com um saco de gelo na cabeça. 

– Obrigado, minha senhora. 

O detetive dirigiu-se para sócia da dona do café, que estava sentada numa cadeira. Zacarias sentou-se ao lado dela, tirou o bloco de notas da algibeira e perguntou-lhe: 

– Por favor, minha senhora, conte-me o que aconteceu. 

– Eu estava a chegar ao café para o abrir. Quando ia por a mão na maçaneta da porta, ela abriu-se de rompante e acertou-me em cheio na cabeça, atordoando-me. – disse Rosália, apontando para o sítio da cabeça onde segurava o gelo – Vi que os bandidos entraram num BMW azul-escuro. Felizmente consegui decorar a matrícula do carro que era 51-GL-14. Depois disso entrei no café para ver o que tinham roubado. Fiquei horrorizada ao perceber que tinham levado todo o dinheiro da caixa registadora. Logo a seguir liguei à polícia e a si, pois era o detetive que estava mais perto. Enquanto isso, a senhora Albertina Amorim chegou e eu contei-lhe o sucedido. Pouco tempo depois chegou o senhor detetive, e a polícia deve estar a chegar. 

Assim que ela acabou de falar, ouviram-se as sirenes da polícia. Pouco depois o sargento Alcaide abria a porta e perguntava: 

– Bom dia. Muito bem, vamos ao que interessa. Quem foi a testemunha do roubo? Temos de interrogá-la. 

Mas antes de a senhora Rosália responder, o detetive Zacarias Almocreve disse: 

– Sim, vai ser preciso, para ela nos dizer onde escondeu o dinheiro, claro. 

 

Qual foi a falha que o detetive Almocreve detetou na história de Rosália Almeida? 

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO