Autor

Prego a Fundo

 

Data

13 de Abril de 2014

 

Secção

Policiário [1184]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2014

Prova nº 3 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

O “ALEMÃO” ACELERA

Prego a Fundo

 

Desde há muito tempo que o Inspector Sarilhos mantinha com o “Alemão”, assim conhecido porque apenas conduzia viaturas dessa nacionalidade, uma relação de gato e rato. Não que o “Alemão” fosse um tipo complicado, difícil ou particularmente perigoso, nada disso, mas a sua sagacidade ia evitando que o Inspector o apanhasse em flagrante, apesar dos delitos que ia cometendo.

Mas um dia aconteceu, porque tinha de acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Uma tarde, quase noite, com as luzes artificiais a iniciarem a sua aparição, o Inspector ia calmamente ao volante do seu automóvel, numa condução despreocupada, ouvindo uma das suas músicas preferidas, debitada pela voz rouca e inconfundível de Leonard Cohen, quando por ele passou um carro igual ao seu, conduzido de forma inacreditável, passando tangentes e rodando a grande velocidade.

Num relance, o Inspector vislumbrou o “Alemão” ao volante, sorridente – diria mesmo, desafiador! Roubara a viatura, certamente!

Rapidamente, o Inspector accionou o aviso sonoro e pôs-se na peugada do malandro.

Foram algumas curvas para cá, outras para lá, mas o malandro do “Alemão” não perdia um milímetro para o Inspector. Mais, dava-se ao luxo de assinalar para onde ia, accionando os piscas adequados, por provocação ou por hábito, vá-se lá saber!

Repentinamente, “Alemão” fez o pisca para a direita e cumpriu a ordem, religiosamente, fazendo a viatura deslizar para esse mesmo lado, mas em vez de seguir em frente, continuou a rodar, estacionando em espinha, ali mesmo. Era o sítio ideal porque havia perto vários carros semelhantes, pelo que, pensava, nunca seria encontrado! Rapidamente desligou totalmente a ignição. Lembrou-se de que tinha lido um problema policial em que o bandido era apanhado porque deixava o pé direito a pressionar o travão e por isso assinalava a sua presença com o acender dos “stops” e logo retirou os pés dos pedais, ao mesmo tempo que baixava a cabeça. Não ia ser apanhado!

Ficou siderado quando ouviu bater no vidro e, ao levantar a cabeça, viu a cara sorridente do Inspector Sarilhos, fazendo-lhe sinal para saltar para fora!...

Ajudem o “Alemão” a descobrir como é que o Inspector deu com ele tão rapidamente e sem hesitações…

 

A – A viatura deixou um rasto fumegante no alcatrão e assim foi identificada;

B – A viatura emitia um sinal sonoro, que a denunciava;

C – A viatura emitia um sinal luminoso, que a identificava;

D – A viatura estava estacionada num local proibido.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO